Logo Folha de Pernambuco

Desigualdade

África do Sul paga até duas vezes mais por vacina de Oxford do que a Europa

País africano está enfrentando dificuldades para adquirir imunizantes contra a Covid-19

Coronavírus na África do SulCoronavírus na África do Sul - Foto: Phill Magakoe/AFP

A África do Sul pagará quase duas 2,5 vezes mais que a Europa pelas primeiras doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford, informou o ministério da Saúde do país africano, nesta quinta-feira (21).

"O preço de US$ 5,25 (cerca de 4,32 euros) é o que nos foi comunicado", declarou o ministério à AFP, sem explicar o porquê desta diferença. 

As 1,5 milhão de vacinas esperadas na África do Sul para as próximas semanas, obtidas nas negociações bilaterais entre o governo com a aliança AstraZeneca/Oxford, estão sendo fabricadas no Serum Institute of India (SII). 

Os países da União Europeia (UE) pagarão pelas vacinas do mesmo laboratório somente 1,78 euros, de acordo com a informação de meados de dezembro, divulgada no Twitter por um ministro belga.

O preço das vacinas é atualmente um assunto delicado em nível mundial, com muitas negociações em andamento com os grandes laboratórios farmacêuticos. 

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu recentemente aos governos para encerrar as negociações bilaterais com os laboratórios, sob risco de aumentar os preços. 

A África do Sul tem dificuldades para financiar a imunização de sua população - 59 milhões de pessoas -, e integra o sistema Covax da OMS para um acesso igualitário das vacinas.

A aliança AstraZeneca/Oxford havia se comprometido a vender suas doses a preço de custo, aproximadamente 2,50 euros, "para fornecer a vacina para a população mais ampla possível", afirmou à AFP o presidente da AstraZeneca França. 

A África do Sul enfrenta uma segunda onda mortal, com quase 39 mil mortes. O presidente Cyril Ramaphosa anunciou recentemente ter conseguido 20 milhões de vacinas para o primeiro semestre de 2021, entre vários laboratórios, mas sem especificar quais. O governo é muito criticado pela demora em estabelecer um plano de vacinação.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter