Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

África recebe primeiras doses gratuitas do Covax

Gana, com mais de 80 mil casos de coronavírus, foi o primeiro país a receber lote de imunizantes do consórcio

Cargas da vacina do Covax chegam à GanaCargas da vacina do Covax chegam à Gana - Foto: Nipah Dennis/AFP

Gana recebeu, nesta quarta-feira (24), a primeira entrega mundial de vacinas financiadas pelo dispositivo Covax destinadas aos países menos favorecidos, enquanto boas notícias vieram dos Estados Unidos sobre a eficácia do imunizante do laboratório Johnson & Johnson contra formas graves da doença.

"Finalmente! Esta manhã, as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 fornecidas pelo dispositivo Covax chegaram em Gana", escreveu no Twitter o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. 

As 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford produzidas pelo Serum Institute of India "fazem parte da primeira onda de vacinas anticovid destinadas a vários países de baixa e média renda", de acordo com um comunicado conjunto da OMS e do Unicef.

Gana registrou 80.759 casos de coronavírus, incluindo 582 mortes, e deve receber 2,4 milhões de doses. 

O sistema Covax tem como objetivo fornecer este ano vacinas anticovid a 20% da população de quase 200 países e territórios. O mais importante, porém, é que dispõe de um mecanismo de financiamento que permite o acesso a 92 economias de baixa e média renda.

Nas segunda-feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus acusou certas nações ricas de "minar" o dispositivo e "contatar os fabricantes para garantir o acesso a doses adicionais de vacinas". 

Para ajudar a acelerar a vacinação de 1,3 bilhão de pessoas do continente, a União Africana declarou que garantiu 270 milhões de doses para distribuir este ano.

Até o momento, 217 milhões de doses foram administradas no mundo, de acordo com uma contagem feita pela AFP. Porém, mais de 90% foram administradas em países de renda "alta" ou "média-alta", de acordo com referências do Banco Mundial.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter