Logo Folha de Pernambuco

israel

Agência da ONU para refugiados palestinos vai para o sul da Faixa de Gaza

Decisão foi tomada após uma ordem de evacuação do Exército israelense

Ataques aéreos israelenses na Cidade de Gaza em 12 de outubro de 2023Ataques aéreos israelenses na Cidade de Gaza em 12 de outubro de 2023 - Foto: MAHMUD HAMS / AFP

A ONU anunciou nesta sexta-feira (13) que sua agência para os refugiados palestinos está transferindo suas operações e pessoal estrangeiro para o sul da Faixa de Gaza, após uma ordem de evacuação do Exército israelense, condenada pelo organismo mundial.

“A UNRWA transfere seu centro de operações central e o seu pessoal internacional para o sul, para continuar suas operações humanitárias e o apoio ao seu pessoal e aos Refugiados da Palestina em Gaza”, escreveu a agência em uma mensagem publicada na rede X (antigo Twitter).

A agência tomou essa decisão depois do governo israelense ter dado um prazo de 24 horas a 1,1 milhão de habitantes de Gaza para deixarem o norte deste território palestino e se deslocarem para o sul.

A ONU disse que tal movimento populacional em tão pouco tempo é “impossível” e instou Israel a anular a ordem.

Mais de 1.530 pessoas morreram na Faixa de Gaza nos ataques israelenses realizados no sábado, em resposta a uma explosão do movimento islâmico palestino Hamas, que governa o enclave e que deixou mais de 1.200 mortos em apenas israelenses.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter