Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Agência dos EUA diz que não há vínculo entre vacina da J&J e coágulos sanguíneos

Imunizante foi liberado para uso emergencial nos EUA no final de fevereiro

Vacina contra a Covid desenvolvida pela empresa Janssen, braço farmacêutico da Johnson & JohnsonVacina contra a Covid desenvolvida pela empresa Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson - Foto: Frederic J. Brown/AFP

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos informou, nesta sexta-feira (9), que ainda não há vínculo entre a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Johnson & Johnson e casos de coágulos sanguíneos em pacientes que receberam o imunizante.

"Neste momento, não encontramos nenhuma relação de causa com a vacina e continuamos nossa investigação e análise destes casos", informou, em comunicado, a FDA.

A agência reconheceu relatos de "alguns indivíduos" que sofreram com coágulos e baixos níveis de plaquetas sanguíneas após receberem a vacina.

"Ambas as condições podem ter causas diferentes", explicou a FDA. “Vamos manter o público informado à medida que tivermos mais dados”, acrescentou.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse, também nesta sexta-feira, que está investigando uma possível ligação entre o composto da J&J e casos de coágulos sanguíneos.

"Um caso ocorreu em um ensaio clínico e três ocorreram durante a vacinação nos Estados Unidos. Um deles foi fatal", revelou a EMA. A FDA observou que a declaração da agência europeia foi baseada em informações da reguladora americana.

A vacina J&J - que é administrada em dose única - foi autorizada para uso emergencial nos Estados Unidos no final de fevereiro, após os imunizantes das farmacêuticas Pfizer/BioNTech e Moderna receberem luz verde.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter