Logo Folha de Pernambuco

Agência Espacial

Agência Espacial Europeia abre concurso para fabricar nave de carga para a ISS

A indústria espacial europeia atravessa uma crise de lançamento de foguetes

A indústria espacial europeia atravessa uma crise de lançamento de foguetesA indústria espacial europeia atravessa uma crise de lançamento de foguetes - Foto: Reprodução/Nasa

A Agência Espacial Europeia (ESA) abriu um concurso entre empresas europeias, nesta segunda-feira (6), para construir uma nave que leve carga à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O projeto vai exigir “capacidade de transporte, fechamento e reentrada, algo que a Europa não tem na atualidade”, declarou o chefe da ESA, Josef Aschbacher, na abertura de uma cúpula de dois dias de ministros europeus do Espaço em Sevilha, Espanha.

A indústria espacial europeia atravessa uma crise de lançamento de foguetes, que se tornou dependente dos veículos americanos.

E pretende manter-se na corrida com os Estados Unidos e a China, assim como contra novos atores, a Índia, no campo de exploração, embora atualmente não disponha de recursos próprios para enviar astronautas ao espaço.

Aschbacher disse que o concurso servirá para estabelecer um serviço que "poderia evoluir mais adiante para um veículo tripulado e servir a outros destinos para além da órbita terrestre baixa".

“Se quisermos fazer voos tripulados, este é um primeiro passo”, disse uma fonte próxima das negociações.

“Precisamos poder enviar uma nave de carga para a estação e voltar. Esta é a primeira pedra”, acrescentou.

Este concurso antecipa a nova abordagem que a ESA pretende adotar, seguindo o modelo da Nasa, ao comprar serviços de lançamento da indústria ao preferir desenvolver programas próprios.

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter