Agência europeia aprova dois tratamentos com anticorpos para Covid-19
Em comunicado, a EMA disse ter aprovado o uso de um tratamento do laboratório farmacêutico suíço, Roche, e do sul-coreano, Celltrion
A agência reguladora europeia para o setor de medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anunciou, nesta quinta-feira (11), sua aprovação na União Europeia (UE), pela primeira vez, de dois tratamentos com anticorpos contra o coronavírus.
Em um comunicado, a EMA disse ter aprovado o uso de um tratamento do laboratório farmacêutico suíço Roche, o Ronapreve, e de outro, do laboratório sul-coreano Celltrion, chamado regdanvimab.
"Ronapreve e Regkirona são os primeiros medicamentos baseados em anticorpos monoclonais a receber uma avaliação positiva (...) contra a covid-19", disse a EMA, com sede em Amsterdã.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, declarou que a aprovação dos dois medicamentos é um "passo importante" contra a doença, uma vez que a UE até agora depende de quatro vacinas.
"Em um momento em que sobem as infecções em quase todos os Estados-membros, é reconfortante ver novos tratamentos promissores em desenvolvimento na nossa estratégia farmacêutica contra a covid-19", disse.
Leia também
• Mais 2,1 milhões de doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil
• Estudantes da rede municipal de Petrolina serão vacinados contra a Covid-19 nas escolas
Os anticorpos são uma das bases do nosso sistema imunológico. Contra um elemento estranho, como um vírus, nosso corpo os produz naturalmente para se proteger.
Nessas terapias, os anticorpos naturais são selecionados e reproduzidos artificialmente para o tratamento, geralmente por injeção.