Agência europeia estuda possível autorização da vacina anticovid Novavax
A vacina, que pode se tornar a quinta autorizada na União Europeia, usa uma tecnologia diferente das utilizadas em vacinas já validadas no mundo
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou nesta quarta-feira (17) que começou a avaliar um pedido de autorização na União Europeia para a vacina anticovid da empresa farmacêutica americana Novavax e disse que pode emitir um parecer em "algumas semanas".
"A EMA começou a avaliar um pedido de autorização de comercialização condicional para a vacina anticovid da Novavax", disse o regulador da UE em um comunicado.
Leia também
• Senado prorroga MP que dispensa licitação e prevê pagamento antecipado para compra de vacinas
• Quem pode tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19
• Vacina da Janssen terá segunda dose após dois meses da primeira, diz ministro da Saúde
“A avaliação será realizada em um cronograma acelerado”, informou a EMA, explicando que o parecer sobre a autorização de introdução no mercado pode ser emitido “em questão de semanas”.
A vacina, que pode se tornar a quinta autorizada na União Europeia, usa uma tecnologia diferente das utilizadas em vacinas já validadas no mundo.
É uma vacina chamada de "subunidade", baseada em proteínas que desencadeiam uma resposta imunológica, sem vírus. Pode ser armazenada a uma temperatura entre 2 e 8°C, o que facilitaria sua distribuição.