Agências espaciais monitoram asteroide que pode colidir com a Terra em novembro
Chances de entrada do corpo espacial na atmosfera da Terra é de uma em 193, segundo agência europeia
Um asteroide chamado 2018 VP1 se aproximará da Terra em 2 de novembro, segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da Nasa. A distância deve ficar entre 420.000 e 7.500 quilômetros, relativamente perto em dimensões espaciais.
Apesar da possibilidade de choque com o planeta de 0,41%, não há necessariamente um risco para os terráqueos, uma vez que o objeto espacial tem apenas 2,4 metros de diâmetro. De acordo com cálculos da Agência Espacial Europeia (ESA), as chances de colisão são de uma em 193.
Leia também
• Fenômeno raro, meteoro brilhante é visto no céu do Sertão de Pernambuco
• Asteroide com quase cinco vezes o tamanho do Morumbi passou pela Terra
Caso entre na atmosfera terrestre, o asteroide deve entrar em colapso e deixar uma trilha similar ao de um meteoro brilhante. A rocha foi descoberta em 2018 e pertence ao grupo de asteroides próximos à Terra, com órbitas cruzadas com a órbita da Terra.
Asteroides são restos de planetas do Sistema Solar quando estes estavam "nascendo". Muitos inclusive são fragmentos de minúsculos protoplanetas, que nunca chegaram a se tornarem planetas. Por isso, o estudo dos asteroides é essencial para entender a origem da Terra.
days til #AsteroidDay!
— ESA Operations (@esaoperations) June 28, 2020
The second most likely asteroid to strike Earth is 2018 VP1. A tiny little thing, it is estimated to be just 2.4 m in diameter and has a (relatively) high chance of striking Earth in November this year of 1 in 193 #SpaceCare#PlanetaryDefence pic.twitter.com/fYI9Dk3mXt