Logo Folha de Pernambuco

Crime

Agressor do marido de Nancy Pelosi é condenado a 30 anos de prisão nos EUA

A agressão aconteceu na casa da democrata, em 2022

Esta imagem estática de um vídeo da câmera corporal da polícia do Departamento de Polícia de São Francisco, mostra o suspeito David DePape (E) agredindo Paul Pelosi, marido da ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em sua casa Esta imagem estática de um vídeo da câmera corporal da polícia do Departamento de Polícia de São Francisco, mostra o suspeito David DePape (E) agredindo Paul Pelosi, marido da ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em sua casa  - Foto: Departamento de Polícia de São Francisco / AFP

Um homem que atacou com um martelo o marido da ex-líder parlamentar democrata Nancy Pelosi em 2022 foi condenado nesta sexta-feira (17) a 30 anos de prisão nos Estados Unidos.
 

David DePape foi considerado culpado por invadir, no ano passado, a casa do casal em San Francisco, poucos dias antes das eleições de meio de mandato, e realizar o ataque que fraturou o crânio de Paul Pelosi, de 84 anos.

Na época do ataque, o congressista era a terceira pessoa mais importante do Estado e era regularmente alvo de teorias da conspiração alimentadas pela extrema direita.

O julgamento mostrou como DePape, um carpinteiro canadense bastante solitário, mergulhou em um mundo de desinformação antes de agir.

Segundo a promotoria, o agressor “visou deliberadamente” Nancy Pelosi “por seu trabalho, seu papel em nosso sistema político”.

Durante o julgamento, DePape confessou que o alvo de seu ataque era um parlamentar. Ele planejou "quebrar seus joelhos" caso ela não admitisse as "mentiras" do campo democrata.

O congressista, porém, não esteve em casa naquela noite.

A Promotoria havia pedido à Justiça de São Francisco uma pena de 40 anos de prisão para DePape.

Veja também

Israel vai recorrer de ordem de prisão do TPI contra Netanyahu
Israel

Israel vai recorrer de ordem de prisão do TPI contra Netanyahu

Presidente eleito do Uruguai viajará ao Brasil para encontro com Lula
Yamandú Orsi

Presidente eleito do Uruguai viajará ao Brasil para encontro com Lula

Newsletter