Logo Folha de Pernambuco

Crime

Agressor do marido de Nancy Pelosi é condenado a 30 anos de prisão nos EUA

A agressão aconteceu na casa da democrata, em 2022

Esta imagem estática de um vídeo da câmera corporal da polícia do Departamento de Polícia de São Francisco, mostra o suspeito David DePape (E) agredindo Paul Pelosi, marido da ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em sua casa Esta imagem estática de um vídeo da câmera corporal da polícia do Departamento de Polícia de São Francisco, mostra o suspeito David DePape (E) agredindo Paul Pelosi, marido da ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em sua casa  - Foto: Departamento de Polícia de São Francisco / AFP

Um homem que atacou com um martelo o marido da ex-líder parlamentar democrata Nancy Pelosi em 2022 foi condenado nesta sexta-feira (17) a 30 anos de prisão nos Estados Unidos.
 

David DePape foi considerado culpado por invadir, no ano passado, a casa do casal em San Francisco, poucos dias antes das eleições de meio de mandato, e realizar o ataque que fraturou o crânio de Paul Pelosi, de 84 anos.

Na época do ataque, o congressista era a terceira pessoa mais importante do Estado e era regularmente alvo de teorias da conspiração alimentadas pela extrema direita.

O julgamento mostrou como DePape, um carpinteiro canadense bastante solitário, mergulhou em um mundo de desinformação antes de agir.

Segundo a promotoria, o agressor “visou deliberadamente” Nancy Pelosi “por seu trabalho, seu papel em nosso sistema político”.

Durante o julgamento, DePape confessou que o alvo de seu ataque era um parlamentar. Ele planejou "quebrar seus joelhos" caso ela não admitisse as "mentiras" do campo democrata.

O congressista, porém, não esteve em casa naquela noite.

A Promotoria havia pedido à Justiça de São Francisco uma pena de 40 anos de prisão para DePape.

Veja também

EUA e Coreia do Sul pedem que Pyongyang retire suas tropas da Rússia
conflito

EUA e Coreia do Sul pedem que Pyongyang retire suas tropas da Rússia

Relatório de barragem é apresentado em julgamento do caso Mariana em Londres
JULGAMENTO

Relatório de barragem é apresentado em julgamento do caso Mariana em Londres

Newsletter