Agricultores franceses e espanhóis protestam juntos para alertar a UE
Agricultores de vários países europeus se manifestam desde o início do ano contra a concorrência que consideram injusta de países fora da UE
Cerca de 300 agricultores franceses e espanhóis bloquearam nesta quinta-feira (7) o pedágio fronteiriço de Biriatu, no sudoeste da França, a bordo de tratores, emitindo um "ultimato" à União Europeia para obter "energia de produção totalmente isenta de impostos".
Depois de diminuir o trânsito em ambos os lados da fronteira, os agricultores se reuniram em torno do pedágio, onde manifestaram a sua exigência conjunta: um ultimato à UE até 1º de junho para um "imposto zero" sobre o gás, a eletricidade e o diesel para uso agrícola, entre outros .
"Eles têm dois meses para encontrar uma solução. Voltamos a trabalhar em nossas fazendas, mas retornaremos se necessário no início de junho", disse Thierry, um pecuarista.
Leia também
• Lula diz que quer discutir 'limite de gastos' com Congresso após aumento de arrecadação
• Leite defende reunião com Rio, Minas, RS, Goiás e SP para discutir dívida dos estados com a União
• Justiça Federal anula três condenações do ex-governador Sergio Cabral
Os tratores, exibindo mensagens como "Mais Remuneração", permaneceram na estrada por várias horas, deixando uma faixa aberta ao trânsito, antes do retorno previsto para a tarde.
Agricultores de vários países europeus protestam desde o início do ano contra a concorrência que consideram injusta de países fora da UE e que não precisam cumprir as mesmas regras de produção europeias.
Da mesma forma, denunciam o aumento dos encargos econômicos, a pesada burocracia, as rigorosas regulamentações ambientais e a falta de ajuda ao setor, entre outras queixas.