Logo Folha de Pernambuco

conflito

AIEA convoca reunião extraordinária para sexta-feira após ataque a hospital na Ucrânia

O ataque gerou grande comoção na Ucrânia, que enfrenta uma guerra com a Rússia há mais de dois ano

Equipes de emergência e resgate operam e limpam os escombros do prédio destruído do Hospital Infantil Ohmatdyt, um dia após um ataque com mísseis em KievEquipes de emergência e resgate operam e limpam os escombros do prédio destruído do Hospital Infantil Ohmatdyt, um dia após um ataque com mísseis em Kiev - Foto: Anatolii Stepanov / AFP

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) se reunirá na sexta-feira (12) com a sua Junta de Governadores a pedido da Ucrânia, após o ataque em Kiev contra um hospital pediátrico que coopera com este órgão da ONU, segundo um documento confidencial consultado pela AFP nesta terça-feira (9).

A capital ucraniana está de luto nesta terça pelos bombardeios russos mortais contra o hospital infantil de Okhmatdyt, que deixaram dois adultos mortos e 32 feridos, incluindo oito crianças que foram hospitalizadas, segundo o Ministério do Interior ucraniano.

A reunião da Junta de Governadores da AIEA acontecerá na sexta-feira, às 10h (5h no horário de Brasília), na sede da organização em Viena, na Áustria, escreveu o atual presidente da junta, o embaixador argentino Holger Martinsen, em uma nota confidencial.

Este órgão, composto por 35 países, se reúne normalmente a cada três meses, mas às vezes pode ser convocado a pedido de um dos Estados-membros.

Em uma carta enviada na segunda-feira a Martinsen, o ministro ucraniano da Energia, German Galushcehnko, solicitou uma reunião "devido à situação na Ucrânia e ao ataque brutal por parte da Federação Russa a um hospital para crianças em Kiev".

O hospital pediátrico recebe "equipamento e assistência técnica da AIEA como parte de programas de cooperação" e possui "27 fontes de radiação ionizante" para tratamento de câncer, escreveu Galushchenko.

O ataque "não só põe vidas em perigo, mas também constitui uma violação flagrante dos princípios e valores da AIEA, minando os fundamentos da segurança nuclear internacional", acrescentou.

O ataque gerou grande comoção na Ucrânia, que enfrenta uma guerra com a Rússia há mais de dois anos, e entre seus aliados. Segundo Kiev, o ataque foi realizado com um míssil de cruzeiro russo Kh-101.

A Rússia disse que suas forças atacaram alvos militares, culpou a defesa antiaérea da Ucrânia e afirmou que nunca "ataca alvos civis".

Veja também

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário
Inteligência artificial

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
REPARAÇÃO

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Newsletter