Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

AIEA enviará missões para garantir a segurança das centrais nucleares da Ucrânia

Agência já tem especialistas em Zaporizhzhia, a central nuclear mais sensível por sua proximidade com a linha de frente e a ocupação russa

Usina nuclear em Kiev, na UcrâniaUsina nuclear em Kiev, na Ucrânia - Foto: Satellite image 2022 Maxar Technologies/AFP

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) enviará missões para garantir a segurança de cinco centrais nucleares da Ucrânia, incluindo a de Zaporizhzhia, atualmente sob ocupação do exército russo, informou nesta terça-feira (13) o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal.

"As missões têm por objetivo garantir a segurança das centrais e registrar qualquer impacto procedente do exterior, em particular os ataques dos agressores russos", escreveu no Telegram o primeiro-ministro ucraniano após uma reunião em Paris com o diretor da AIEA, Rafael Grossi.

Embora não tenha divulgado um calendário nem o tamanho das missões, a AIEA já tem especialistas em Zaporizhzhia, a central nuclear mais sensível por sua proximidade com a linha de frente e a ocupação russa.

De acordo com Shmyhal, os especialistas da AIEA viajarão a Zaporizhzhia, Rivne, Khmelnytsky, Pivdennukrainsk e Chernobyl, que os russos ocuparam por alguns dias no inícia da invasão da Ucrânia em fevereiro.

"Isto aumentará em grande medida a segurança técnica e tecnológica das instalações", afirmou.

Shmyhal também declarou que a prioridade da Ucrânia é a "desmilitarização" da central de Zaporizhzhia, a maior da Europa.

Russos e ucranianos trocam acusações há vários meses sobre os bombardeios contra a usina, um confronto que provoca o temor de uma catástrofe.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter