Guerra na Ucrânia

AIEA não encontrou sinal de atividades nucleares não declaradas na Ucrânia

Investigações foram iniciadas na última segunda-feira (31)

Usina nuclear em Kiev, na UcrâniaUsina nuclear em Kiev, na Ucrânia - Foto: Satellite image 2022 Maxar Technologies/AFP

A agência nuclear da ONU declarou nesta quinta-feira (3) que até agora não detectou "nenhum sinal de atividades nucleares não declaradas" durante as inspeções de três instalações na Ucrânia, solicitadas após ser acusada pela Rússia de fazer uma "bomba suja".

"Nossa avaliação técnica e científica dos resultados que temos até agora não mostrou nenhum sinal de atividades não declaradas ou materiais [suspeitos] nesses três locais", disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, em declaração.

"Vamos relatar os resultados das amostras ambientais o mais rápido possível", acrescentou Grossi.

Os três locais inspecionados são o Instituto de Pesquisa Nuclear de Kiev, uma fábrica de processamento de minerais em Zhovti Vody e uma fábrica de máquinas em Dnipro.

"Nos últimos dias, os inspetores puderam realizar todas as atividades que a AIEA havia programado e tiveram acesso livre aos locais", diz o comunicado.

A Rússia acusou a Ucrânia de se preparar para usar 'bombas sujas' contra suas tropas, mas Kiev suspeita que a Rússia queira usar tal bomba e tentar culpá-la, em uma tentativa de justificar o uso de armas nucleares por Moscou, cujas tropas estão perdendo terreno no leste e no sul da Ucrânia.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter