Logo Folha de Pernambuco

Recife

Ainda sem nome, lagarto teju é o novo morador do Parque Dois Irmãos

Animal foi encontrado bastante debilitado, com lesão na coluna e apresentando dificuldade de locomoção

O réptil ainda não tem nomeO réptil ainda não tem nome - Foto: Divulgação/Ivison Silva

O Zoológico Parque Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, ganhou um novo morador. É o lagarto da espécie Salvator merianae, conhecida popularmente por teju ou teiú.

De acordo com informações do parque, o réptil, que ainda não tem nome, chegou recentemente ao local após ser resgatado no município de São José de Piranhas, na Paraíba.

A médica veterinária do parque Polly Ana Celina, que cuida do animal, informou que o lagarto foi encontrado bastante debilitado, com lesão na coluna, apresentando dificuldade de locomoção e paralisia nas patas traseiras. 

Para tratamento e recuperação, uma equipe técnica do parque está cuidando do animal, que tem direito, por exemplo, a fisioterapia e banho de sol, importante para a sua termorregulação.

Aminal está debilitado e sob cuidados da equipe do parque. Foto: Divulgação/Yvison  Silva


"Não é possível saber a idade do animal, mas ele é jovem. Se alimenta de frutas, verduras, carne, frango. Passou por exames e está sendo cuidado", afirmou a médica veterinária. Os lagartos da espécie Salvator merianae vivem cerca de 16 anos quando criados em cativeiro. 

Somente após melhora na condição de saúde do réptil é que ele estará disponível para visitação no zoológico. "A gente acredita que isso aconteça nas próximas semanas. Como ele estará em período de adaptação, a gente recomenda que o público não faça barulho", alerta Polly.

Os lagartos da espécie teju medem, em média, de 90 cm a 1,20 m, e vivem em áreas de caatinga. Apesar de ser um animal silvestre e que morde, eles geralmente correm dos humanos e se escondem em entocas, segundo informou a médica veterinária.

Veja também

Newsletter