Logo Folha de Pernambuco

Recife

Ainda sem nome, lagarto teju é o novo morador do Parque Dois Irmãos

Animal foi encontrado bastante debilitado, com lesão na coluna e apresentando dificuldade de locomoção

O réptil ainda não tem nomeO réptil ainda não tem nome - Foto: Divulgação/Ivison Silva

O Zoológico Parque Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, ganhou um novo morador. É o lagarto da espécie Salvator merianae, conhecida popularmente por teju ou teiú.

De acordo com informações do parque, o réptil, que ainda não tem nome, chegou recentemente ao local após ser resgatado no município de São José de Piranhas, na Paraíba.

A médica veterinária do parque Polly Ana Celina, que cuida do animal, informou que o lagarto foi encontrado bastante debilitado, com lesão na coluna, apresentando dificuldade de locomoção e paralisia nas patas traseiras. 

Para tratamento e recuperação, uma equipe técnica do parque está cuidando do animal, que tem direito, por exemplo, a fisioterapia e banho de sol, importante para a sua termorregulação.

Aminal está debilitado e sob cuidados da equipe do parque. Foto: Divulgação/Yvison  Silva


"Não é possível saber a idade do animal, mas ele é jovem. Se alimenta de frutas, verduras, carne, frango. Passou por exames e está sendo cuidado", afirmou a médica veterinária. Os lagartos da espécie Salvator merianae vivem cerca de 16 anos quando criados em cativeiro. 

Somente após melhora na condição de saúde do réptil é que ele estará disponível para visitação no zoológico. "A gente acredita que isso aconteça nas próximas semanas. Como ele estará em período de adaptação, a gente recomenda que o público não faça barulho", alerta Polly.

Os lagartos da espécie teju medem, em média, de 90 cm a 1,20 m, e vivem em áreas de caatinga. Apesar de ser um animal silvestre e que morde, eles geralmente correm dos humanos e se escondem em entocas, segundo informou a médica veterinária.

Veja também

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste
Bombardeio

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste

Newsletter