Airbnb aposta em inteligência artificial para acirrar concorrência com hotéis
Plataforma faz mudanças na visualização das avaliações deixadas pelos usuários e na forma como quartos e imóveis são apresentados no site e no aplicativo
Embalada por mecanismos de inteligência artificial (IA), o Airbnb, uma das principais empresas de hospedagem do mundo, anuncia hoje mudanças em sua plataforma para acirrar sua concorrência com os hotéis.
Com recursos de aprendizado de máquina e o uso de algoritmos, a empresa está fazendo reformulações na visualização das avaliações deixadas pelos usuários e na forma como quartos e imóveis são apresentados no site e no aplicativo.
Segundo a plataforma, são mais de sete milhões de acomodações no mundo e 175 milhões de fotos de anúncios ativos na plataforma. Além disso, são feitas mais de 100 avaliações cinco estrelas por minuto. A ideia das mudanças com o uso de IA é ajudar as pessoas a encontrarem a melhor opção de hospedagem, uma demanda revelada pelas próprias pessoas em pesquisas, diz Catherine Powell, diretora global de Hospedagem do Airbnb.
"Se você fica em um hotel, você sabe exatamente o que esperar e não há surpresas. No Airbnb, isso é diferente. Por isso, criamos essas mudanças. A ideia é saber exatamente o que esperar na hora da reserva. Se você olhar para as oportunidades em torno da inteligência artificial, é que, quanto mais informações podemos obter de nossos hóspedes e anfitriões, melhor podemos combinar o hóspede certo com o anfitrião certo e o hóspede certo com o anúncio certo" explica Catherine.
Leia também
• Itália confisca 779 milhões do Airbnb por suposta evasão fiscal
• Airbnb vai usar inteligência artificial para controle de qualidade dos anúncios
• Conheça o brasileiro que ficou milionário com startup que administra imóveis para Airbnb
Uma das mudanças no app é a criação da aba “Preferidos dos Hóspedes”, que reúne dois milhões de acomodações. Segundo ela, para formar a lista, a inteligência artificial cruza as melhores avaliações com informações como facilidade de check-in, limpeza, exatidão do anúncio, comunicação com o anfitrião, localização, custo-benefício e a taxa de cancelamento e volume de reclamações.
"Olhando mais de meio bilhão de viagens, obtemos dados a partir das avaliações, comentários e confiabilidade, através de relatos de problemas durante o atendimento. Os favoritos são classificados acima de 4,9" explica ela.
Hoje, o Brasil já figura entre os dez países com as melhores avaliações. Fazem parte da lista ainda Irlanda, Nova Zelândia, Canadá, Aruba, EUA, Porto Rico, Polinésia Francesa, Islândia e Reino Unido. No Brasil, as campeãs são Gonçalves (MG), Três Coroas (RS), Santo Antônio do Pinhal (SP), Praia Grande (SC), e Nova Friburgo (RJ).
"No Brasil, 34% dos imóveis são classificados como favoritos por parte dos hóspedes. E 54% dos donos dos imóveis no país são mulheres e 19% dos anfitriões favoritos dos nossos hóspedes são adultos idosos. Metade (56%) dos anfitriões brasileiros usa a renda extra para ajudar a pagar o aluguel ou o financiamento" afirma Catherine.
Segundo ela, outro objetivo é tornar mais fácil de ver as 371 milhões de avaliações presentes na plataforma. Com isso, explica a executiva, a IA vai classificar os comentários em diversas categorias como perfil do viajante, se esteve em grupo ou em família, se teve um pet na estadia e a duração da viagem, por exemplo. É possível também ver os comentários por data, nota de avaliação e ver gráficos com as notas de 1 a 5.
"Os filtros são potencializados por IA, que ajuda o hóspede a encontrar o que quer. Você pode encontrar comentários de pessoas que tiveram uma viagem semelhante. Por isso, temos reforçado cada vez mais para os donos dos imóveis falarem se estão perto de locais barulhentos ou em ruas íngremes, por exemplo, de forma a não gerar expectativas falsas", cita ela.
A executiva destacou também que a IA será usada para organizar as fotos dos anúncios. Embora a média seja de 20 fotos para cada acomodação, há casos em que o total de imagens chega a 40. Com isso, diz ela, foi criado um mecanismo treinado com mais de 100 milhões de imagens que reconhece as fotos e as atribui a 19 cômodos em segundos.
A ideia é entender o layout da acomodação. Muitas vezes você vê um anúncio e não entende o que está vendo. Agora, ficará mais fácil saber se a imagem é o primeiro quarto ou o segundo, a cozinha etc. Os americanos, por exemplo, querem saber o tamanho da cama. Então, colocamos informações como cama king size.