Banco Mundial

Ajay Banga é o único candidato à presidência do Banco Mundial

Desde sua criação após a Segunda Guerra Mundial, o Banco Mundial sempre esteve sob a liderança de um cidadão norte-americano

Ajay BangaAjay Banga - Foto: Money Sharma/AFP

O Banco Mundial (BM) anunciou nesta quinta-feira (30) que Ajay Banga é o único indicado a suceder à Presidência da instituição financeira, cargo atualmente ocupado por David Malpass.

O conselho de administração "recebeu uma indicação e deseja anunciar que Ajay Banga, um cidadão dos Estados Unidos, será considerado para o cargo", informou o BM em um comunicado.

"De acordo com os procedimentos estabelecidos, os diretores-executivos farão uma entrevista formal com o candidato", acrescentou o texto.

A decisão sobre o sucessor de Malpass, que deixará o cargo até o final de junho, será divulgada em maio.

Desde sua criação após a Segunda Guerra Mundial, o Banco Mundial sempre esteve sob a liderança de um cidadão norte-americano, enquanto, por um acordo tácito entre as potências ocidentais, o Fundo Monetário Internacional (FMI) é liderado por um europeu.

Banga, que foi anunciado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, no mês passado, tem 63 anos e nasceu em Pune, no estado indiano de Maharashtra (centro).

Ele cresceu em uma família de militares sikhs e estudou na St. Stephen's College, em Nova Délhi, antes de continuar seus estudos no Indian Institute of Management em Ahmedabad, considerado uma das melhores escolas de negócios da Ásia.

O mandato de Malpass, que foi nomeado para o cargo em 2019, quando o republicano Donald Trump era presidente dos Estados Unidos, foi manchado por dúvidas acerca de sua posição sobre o aquecimento global.

Veja também

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País
Saúde

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca
clima

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca

Newsletter