Ajuda que chegou a Gaza por píer temporário americano ainda não foi distribuída
Segundo o funcionário, uma parte dessa ajuda foi armazenada e alguns caminhões foram tomados por palestinos desesperados
A ajuda humanitária que chegou ao cais temporário construído pelos Estados Unidos para abastecer a população da Faixa de Gaza, em risco de fome, ainda não foi distribuída, anunciou nesta terça-feira (21) o Departamento de Defesa do país.
A assistência deveria ser distribuída "rapidamente", prometeram as autoridades americanas na semana passada, mas a entrega está quase paralisada depois que Israel tomou, em 7 de maio, o controle do lado palestino do estratégico posto fronteiriço de Rafah com o Egito.
"Não acredito" que nenhuma das quase 569 toneladas de ajuda tenha sido distribuída, disse o porta-voz do Pentágono, Pat Ryder.
Segundo o funcionário, uma parte dessa ajuda foi armazenada e alguns caminhões foram tomados por palestinos desesperados após sete meses de uma guerra que causou um desastre humanitário.
Leia também
• Israel definiu quase 80% de Gaza como zona de deslocamento desde início da guerra
• Israel corta transmissão ao vivo da AP em Gaza, alegando violação da nova lei de imprensa
• Associated Press denuncia que Israel cortou transmissão ao vivo de Gaza
"Sabemos muito bem que as vias terrestres são a melhor forma de levar a ajuda", acrescentou Ryder, mas fez a ressalva de que "é uma zona de combate e que se trata de uma operação complexa".
As ajudas de Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e outros países têm se acumulado no Chipre.
No domingo, o responsável por assuntos humanitários da ONU, Martin Griffiths, advertiu sobre as consequências "apocalípticas" do bloqueio da ajuda humanitária a Gaza.