Alegando insegurança, metroviários do Recife realizam assembleia e aderem estado de greve
Reunião com a CBTU está programada para ser realizada na tarde desta quarta-feira (7)
O transporte público no Recife e Região Metropolitana poderá sofrer uma baixa em seu funcionamento durante o Carnaval, já que o Sindicato dos Metroviários e das Metroviárias de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na noite desta terça-feira (6), onde votou pela adesão ao estado de greve da categoria, alegando insegurança para os dias de folia.
A concentração dos trabalhadores aconteceu na Praça da Greve, localizada na frente da Estação Central do Metrô de Recife, juntando, aproximadamente, 50 pessoas.
Leia também
• Metrô do Recife vai funcionar com operação especial no dia do Galo da Madrugada
• Após cair em plataforma, idoso tem a perna prensada por trem na Estação Barro do Metrô do Recife
• Polícia investiga se morte de idoso que caiu de escada rolante no metrô foi homicídio culposo
"A preocupação com a integridade e bem-estar dos trabalhadores e da população é uma prioridades, e a assembleia visa garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e atendam aos interesses da categoria", diz o Sindmetro, em nota.
Presidente do Sindmetro, Luiz Soares conversou com a reportagem da Folha de Pernambuco após a votação, apontando o pedido para que 10 trens (composições) estejam à disposição da população durante os dias de folia.
"Nós temos um sistema que tem muita dificuldade em operar, além da questão da falta de policiamento. A gente tem essa preocupação, porque no Carnaval e no Galo (da Madrugada) aumenta o número de pessoas. Mas cadê as composições? Estamos pedindo que, em vez de seis ou oito composições atendamos com 10", afirma.
Uma reunião com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está programada para acontecer na tarde desta quarta-feira (7), por volta das 14h30.
No encontro, serão apresentados planos de trabalho e segurança para a operação do Metrô do Recife no Carnaval. A depender do desfecho, a greve, então, poderá ser iniciada.
Entre as exigências da classe, segundo o presidente, está a presença de agentes da segurança pública nas estações durante o período festivo.
"Em cada estação, tem que ter policiamento, para que protejam os maquinistas e também os usuários. Para oferecer qualidade e segurança para todos", finaliza.
O que diz a CBTU
Procurada pela Folha, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se manifestou a respeito do ocorrido em nota, reforçando que uma nova decisão seguirá a partir do encontro desta quarta-feira (7).
“O Sindmetro-PE enviou um ofício solicitando explicações a respeito do plano de segurança da operação do metrô durante o Carnaval 2024, que foi apresentado hoje durante a coletiva do Galo da Madrugada. A superintendente Marcela Campos irá se reunir com os representantes do sindicato para apresentar o plano e sanar quaisquer dúvidas”, detalha.