Além da gratuidade nos ônibus, eleitores da RMR que usam o metrô contarão com linhas especiais
Haverá ainda reforço nas linhas e no número de ônibus. Ao todo, circularão 1.230 veículos
Além da gratuidade nos ônibus neste domingo de eleição, o Grande Recife Consórcio de Transporte habilitará linhas especiais de ônibus para atender Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife (RMR) neste domingo (30).
Segundo o diretor de Operações do Grande Recife, André Melibeu, a medida beneficiará especialmente passageiros que provavelmente fariam uso do metrô, tendo em vista que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que é federal, não adotou a gratuidade nos sistemas de trens.
“Para mitigar o deslocamento dos usuários que de fato só têm o metrô como opção de deslocamento, nós criamos linhas especiais que já são ativadas em dias que o metrô tem algum tipo de paralisação. Estamos ativando as linhas, que são: TI Joana Bezerra / TI Barro; TI Jaboatão / TI Barro e também a linha TI Camaragibe / TI TIP”, detalhou.
Leia também
• Prefeitura do Recife acata decisão do STF e garante gratuidade para transportes complementares
• Gratuidade nos ônibus da Região Metropolitana do Recife está garantida neste domingo (30) de eleição
• Ônibus da Região Metropolitana do Recife devem ter passe livre no segundo turno
Também haverá reforço nas linhas e no número de ônibus do Grande Recife. Ao todo, circularão 1.230 veículos, 423 a mais do que em um domingo normal. A estimativa é de que sejam realizadas mais de 13 mil viagens, quase 3,7 mil a mais em relação a um domingo comum.
A decisão pela gratuidade nos ônibus da RMR neste segundo turno das eleições foi tomada nessa terça-feira (25) pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). A gratuidade é válida das 6h às 19h deste domingo.
“O sistema de ônibus, microônibus e BRTs será totalmente gratuito no próximo domingo, das 6h da manhã às 19h.O usuário poderá acessar normalmente com o seu VEM, ou sem o VEM, mas passando a catraca. Não será cobrada a tarifa neste domingo nesse horário”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Tomé Franca.
A Prefeitura do Recife também anunciou a gratuidade para o transporte complementar que circula na capital pernambucana.