Alemanha entregará armas à Ucrânia, mas não os tanques solicitados
Ministra de defesa anuncia o envio de dois novos lançadores múltiplos de foguetes Mars-II e 200 foguetes
Veículos blindados serão entregues "muito em breve" a Kiev, mas não os tanques reivindicados pela Ucrânia, anunciou a ministra da Defesa alemã nesta quinta-feira.
"É encorajador ver os sucessos que a Ucrânia alcançou nos últimos dias, especialmente graças às armas alemãs", disse Christine Lambrecht a repórteres.
A contraofensiva de Kiev "demonstra a importância de disponibilizar rapidamente outros equipamentos militares para a Ucrânia", acrescentou.
A ministra anunciou o envio de dois novos lançadores múltiplos de foguetes Mars-II, além de 200 foguetes.
A Ucrânia também receberá 50 veículos de transporte Dingo.
Leia também
• G7 quer "intensificar seus esforços" para "impedir a Rússia de aproveitar" a guerra na Ucrânia
• Presidente da Comissão Europeia visita a Ucrânia para falar sobre maior cooperação
• Guerra mostra as falhas no serviço de inteligência da Rússia
Por outro lado, a Alemanha não tem intenção de entregar os tanques Leopard 2 por enquanto, apesar do fato de que a Ucrânia os exige insistentemente.
Berlim continua apostando em um sistema de entrega circular: a Grécia receberá blindados alemães do tipo Marder, também solicitados por Kiev, e Atenas entregará blindados mais antigos à Ucrânia "muito em breve", segundo Lambrecht.
"Para mim é importante deixar claro que essas entregas não enfraquecerão a Bundeswehr (o exército alemão)", explicou a ministra. "Continuamos capazes de defender a Aliança (Otan) e o país, e é importante para mim que nossos aliados no flanco leste possam contar conosco para cumprir nossas promessas", disse Lambrecht.
O governo de Olaf Scholz foi criticado nos últimos dias, tanto em Kiev quanto em Berlim, por sua relutância em entregar tanques de guerra, o que poderia ajudar a fazer a diferença em meio a uma ofensiva ucraniana contra a Rússia.