Logo Folha de Pernambuco

Polônia

Alemanha envia à Polônia cerca de 20 fotos do gueto de Varsóvia

As imagens, que refletem o horror da vida no gueto, foram registradas por Helmy Spethmann

Bandeira da AlemanhaBandeira da Alemanha - Foto: Jannoon028/Reprodução Freepik

O presidente da Alemanha entregou oficialmente, nesta quarta-feira (17), ao Museu POLIN de História dos Judeus Poloneses (POLIN) 23 fotos do gueto de Varsóvia, tiradas em 1941 e 1942 por uma enfermeira alemã.

As imagens, que refletem o horror da vida no gueto, foram registradas por Helmy Spethmann, então com 50 anos, que trabalhava no hospital em Varsóvia das forças armadas da Alemanha nazista, a Wehrmacht.

"Tirou fotos da cidade e de seus colegas. Seus passos a levaram com sua câmera ao gueto porque teve que ir lá várias vezes", disse o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, em um discurso por ocasião da entrega das fotos.

"Por que o fez? No que pensava? Queria conscientemente testemunhar o horror? Não sabemos. Não contou a ninguém e viveu reclusa até sua morte", acrescentou.

Anos depois, a sobrinha de Helmy Spethmann, Ingelene Rodewald, descobriu as 23 fotos escondidas em um álbum presenteado pela tia antes de sua morte, em 1979.

O Museu POLIN, fundado em 2005 em Varsóvia, agora abrigará as fotos em preto e branco que mostram, entre outras coisas, corpos nus e descarnados transportados em carrinhos de mão.

Steinmeier lembrou como as forças de ocupação alemãs trancaram a população judia de Varsóvia, de cerca de 400.000 pessoas, no distrito de Muranow, antigo bairro judaico da cidade, onde "as mataram de fome, as torturaram, as maltrataram sistematicamente e depois deportaram a maioria delas para campos de concentração e extermínio".

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter