Alemanha forneceu 18 tanques Leopard 2 para a Ucrânia, afirma imprensa
Quarenta veículos de combate de infantaria Marder também foram fornecidos
A Alemanha forneceu à Ucrânia 18 tanques Leopard 2 prometidos pelo governo de Olaf Scholz após os insistentes pedidos de Kiev, disse o semanário Der Spiegel nesta segunda-feira (27).
"Sim, entregamos los tanques Leopard como anunciamos", respondeu o chefe de governo em uma entrevista coletiva em Roterdã, acompanhado do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, ao ser questionado sobre as informações reveladas pela revista Der Spiegel.
De acordo com o veículo, 18 tanques foram enviados. Os últimos saíram da Alemanha no final da semana passada e "já foram entregues".
Leia também
• Com participação de brasileiros, corais do mundo cantam pela paz na Ucrânia
• Moscou fez de Belarus seu 'refém nuclear', afirma Ucrânia
• Putin anuncia que Rússia vai posicionar armas nucleares táticas em Belarus
Cerca de 40 veículos de combate de infantaria Marder também foram fornecidos, acrescentou o Der Spiegel, que especificou que o governo de Olaf Scholz manteve o "sigilo do itinerário" do envio "por questões de segurança".
Questionado pela AFP, o Ministério da Defesa alemão não quis comentar.
"De acordo com informações dos círculos de segurança, os tanques Leopard são entregues à Ucrânia com um grande conjunto de armas e peças de reposição", completou a mesma fonte.
Após ser pressionado por todos os lados para entregar tanques Leopard 2, o sucessor de Angela Merkel finalmente autorizou o envio de tanques no final de fevereiro.
Soldados ucranianos foram treinados em bases alemãs para manusear esses tanques de batalha pesados Leopard 2 do tipo 2A6.