Logo Folha de Pernambuco

Internacional

Alemanha, Reino Unido e França pedem que Irã interrompa 'escalada nuclear'

Países pedem que o Irã retome o acordo oferecido em março, para a retomada do pacto de 2015

Armamento nuclearArmamento nuclear - Foto: KNS/AFP

Alemanha, Reino Unido e França pediram nesta quinta-feira (9), em declaração conjunta, que o Irã ponha fim à "escalada nuclear" e aceite "com urgência" o acordo que está sobre a mesa desde março para retomar o pacto de 2015.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) havia denunciado horas antes a decisão de Teerã de retirar 27 câmeras de vigilância de suas instalações nucleares, temendo um "sério desafio" às negociações sobre o programa nuclear iraniano em Viena.

Em relação ao acordo que está sobre a mesa desde março, "lamentamos que o Irã ainda não tenha aproveitado essa oportunidade diplomática", dizem os três países na declaração, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. "Pedimos ao Irã que o faça imediatamente."

No documento, Alemanha, Grã-Bretanha e França também condenam a decisão de Teerã de remover as câmeras. "Isso agrava a situação e complica nossos esforços para restaurar totalmente" o acordo de 2015. "Também alimenta o ceticismo em relação ao interesse do Irã em honrar o acordo."

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter