Logo Folha de Pernambuco

Europa

Alemanha restringe uso de pesticidas para conter morte em massa de insetos

PRojeto, fruto de um difícil compromisso com o ministério da Agricultura, prevê uma 'proibição do uso de pesticidas perto dos rios'

PesticidasPesticidas - Foto: Pixabay

O governo alemão apresentou, nesta quarta-feira (10), uma lei que restringe o uso de pesticidas perto dos cursos de água e em áreas protegidas, e aprovou a saída do glifosato "até o final de 2023", para conter o desaparecimento em massa de insetos no campo.

"A morte dos insetos deve ser contida, no interesse de todos", afirmou a ministra de Meio Ambiente, Svenja Schulze, citada em um comunicado.

O projeto, fruto de um difícil compromisso com o ministério da Agricultura, prevê uma "proibição do uso de pesticidas perto dos rios". 

Se, a princípio, houver um perímetro de proibição de 5 a 10 metros - em função da vegetação presente nas margens -, o governo deixará certa flexibilidade para as autoridades locais decidirem, dentro do limite de uma distância mínima, disse a ministra da Agricultura, Julia Klöckner.

A Alemanha também vai "proibir muitos produtos fitossanitários" nas áreas naturais protegidas. 

Berlim confirmou sua vontade de proibir até "o final de 2023" o uso do glifosato, um herbicida polêmico, classificado "provavelmente cancerígeno" pelo Circ, pertencente a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam
BANHEIRO

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam, casos e países onde iniciativa ocorre

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda
SAÚDE

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda

Newsletter