Logo Folha de Pernambuco

Vacinas

Alemanha restringe vacina da AstraZeneca para menores de 60 anos

Em comunicado, os ministérios da Saúde regional e federal do país informou que os menores de 60 anos poderão tomar a vacina, se quiserem, mas só depois de uma consulta médica

Frasco com a vacina AstraZenecaFrasco com a vacina AstraZeneca - Foto: Marco Bertorello / AFP

A Alemanha vai reservar a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 às pessoas maiores de 60 anos depois de vários casos de formação de coágulos sanguíneos, anunciaram nesta terça-feira (30) os Ministérios da Saúde regionais e federal.

No entanto, os menores de 60 anos que quiserem poderão decidir tomar a vacina, mas só depois de "consultar um médico que pratique a vacinação (...) e uma análise personalizada dos riscos", destacaram os ministros das 16 regiões alemãs e o ministro federal, em um comunicado ao fim da reunião.

Os menores de 60 anos que já receberam a primeira dose dessa vacina poderão decidir: se vacinar com a segunda dose ou aguardar a recomendação da comissão de vacinação (STIKO) sobre o assunto, que em princípio chegará no final de abril. 

A chanceler Angela Merkel e o ministro da Saúde, Jens Spahn, devem dar uma entrevista coletiva mais tarde sobre o assunto. 

A STIKO havia anunciado anteriormente sua decisão de "recomendar a vacina AstraZeneca apenas para pessoas com mais de 60 anos de idade". 

A decisão se baseia "nos dados disponíveis que mostram o aparecimento incomum, mas muito grave, de trombos como efeito colateral", que afetam "principalmente pessoas com menos de 60 anos entre 4 e 16 dias após a vacinação", disse ele. 

No início desta terça-feira, as cidades alemãs de Berlim e Munique anunciaram a suspensão da inoculação da vacina AstraZeneca para menores de 60 anos, "por precaução", enquanto se aguarda as recomendações do governo. 

Vários países suspenderam o uso, total ou parcial, dessa vacina após a detecção de casos graves de coágulos sanguíneos. 

O Instituto Médico Paul-Ehrlich, que assessora o governo sobre vacinas, está examinando 31 casos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com o imunizante AstraZeneca na Alemanha, informou a revista Spiegel nesta terça-feira. 

Quase todos os casos envolvem mulheres jovens ou de meia-idade. 

Seguindo as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a Alemanha retomou o uso da vacina em todas as faixas etárias em meados de março.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter