Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Alepe aprova estado de calamidade pública em Pernambuco

Projetos encaminhados por Paulo Câmara para o enfrentamento à Covid-19 no Estado foram votados em sessão virtual

AlepeAlepe - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (24), os projetos encaminhados pelo governador Paulo Câmara (PSB) em relação ao combate ao novo coronavírus em Pernambuco. Todo o trâmite foi feito via e-mail, tanto na apreciação pelas comissões, quanto nas sessões ordinária e extraordinária.

Entre as medidas decididas pela Alepe, está o reconhecimento formal do estado de calamidade pública para Pernambuco e para o município do Recife, abrindo uma condição fiscal excepcional para que a gestão atue concentrando recursos no combate à Covid-19.

Foi aprovada ainda a criação do Sistema de Deliberação Remota (SDR), permitindo que os deputados possam analisar as próximas proposições numa plataforma virtual, transmitindo toda a interação por meio da TV Alepe e do YouTube.

Leia também:

Saiba o que muda em Pernambuco por causa do coronavírus
Pernambuco proíbe reuniões com mais de 10 pessoas e circulação de mototáxi
Pernambuco anuncia contratação de 4.729 profissionais de saúde e novas restrições para enfrentar coronavírus


O líder da oposição, deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), manifestou abstenção em todas as votações em primeiro turno. O PL 1006/20, que disciplina a contratação de bens e serviços para combate à Covid-19, foi aprovado com 45 votos favoráveis e uma abstenção. O PL 1007/20, que cria o Fundo Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus (FEEC), também recebeu o mesmo quantitativo de votos, 45 favoráveis e uma abstenção.

A resolução 1008/20, que cria o Sistema de Deliberação Remota (SDR), recebeu 46 votos favoráveis e uma abstenção. A sessão extraordinária, no início da noite, aprovou os três projetos com votações semelhantes - além do deputado Marco Aurélio, a deputada Clarissa Tércio (PSC) apresentou abstenção na segunda votação do PL 1006/20.

Leia também:
Covid-19: 70% dos moradores de favelas tiveram redução da renda
Fundaj lança mapa de casos de contaminação da Covid-19 em Pernambuco
Ministério da Saúde anuncia 2.201 casos do coronavírus no Brasil
Portugal repatria 453 brasileiros de cruzeiro que saiu do Rio


A votação dos decretos legislativos 02/2020 e 03/2020, que reconhecem o estado de calamidade pública, respectivamente, de Pernambuco e do Recife, teve o mesmo quantitativo de votos: 45 favoráveis e uma abstenção. Ambos já passam a vigorar desde a aprovação na sessão ordinária, já que não carecem de uma segunda votação. As próximas votações passam a ocorrer no novo sistema e acontecerá conforme determinação da Mesa Diretora, em função da demanda de projetos forem apresentados à Casa de Joaquim Nabuco.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país
ESTADOS UNIDOS

Gripe aviária: EUA registram primeiro caso da doença em criança no país

Newsletter