Logo Folha de Pernambuco

Prevenção

Alepe ofertará 15 mil atendimentos gratuitos para marcar o 'Outubro Rosa e Novembro Azul'

Os agendamentos começam nesta segunda-feira (21/10)

Alepe promove a campanha 'Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul'Alepe promove a campanha 'Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul' - Foto: Divulgação

Neste ano, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove a campanha ‘Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul’. A programação conta com realização de 15 mil atendimentos médicos gratuitos, além de palestras sobre o tema. O agendamento para as consultas e exames começa na segunda-feira (21/10) e vai até 25 de outubro, com horários disponíveis das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e sexta-feira das 8h às 13h.

Os interessados devem realizar a marcação pelos telefones (81) 3183.2424, (81) 3183.2026, (81) 99570-0067 e (81) 99776-0117 (celulares aceitam apenas ligações). A campanha ‘Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul’ será oficialmente lançada no próximo dia 29 com atendimentos nos dias 29, 30, 31 e nos dias 1º, 4, 5 e 6 de novembro. A ação é coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe.

Das 15 mil vagas abertas, 6 mil serão preenchidas por agendamento pela central telefônica da Alepe. São consultas médicas, exames de mamografia, ultrassonografia e prevenção, além dos atendimentos odontológicos. Alguns serviços voltados ao bem-estar e à cidadania serão realizados sem a necessidade de agendamento como parte das ações de inclusão e facilitação de acesso da população.
 
Serviços por agendamento

As especialidades disponíveis para agendamento incluem consultas em ginecologia, dermatologia, mastologia, urologia, cardiologia, endocrinologia, angiologia/vascular, nutrição e odontologia. Na área de oftalmologia, o atendimento oferecerá ciclo completo com consultas e encaminhamento para tratamento da visão, caso necessário.

Alepe promove a campanha 'Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul'Alepe promove a campanha ‘Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul’ - Divulgação 

Também serão realizados exames de mamografia e ultrassonografia de mama, abdômen total, endovaginal, tireoide e próstata para maiores de 15 anos. O exame de mamografia estará disponível para mulheres de 40 a 69 anos. Já as ultrassonografias serão realizadas para pessoas a partir de 15 anos. O atendimento oftalmológico será oferecido para pacientes a partir de 12 anos.

Palestras

Além dos atendimentos, a campanha ‘Juntos nos Cuidamos’ inclui serviços de orientação através de palestras gratuitas sobre cuidados e prevenção que serão realizadas no dia 30 de outubro. A primeira será sobre saúde mental dos homens, das 9h às 12 horas, proferida pelo coordenador do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), Rômulo Oliveira.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Elepe (@escoladolegislativope)

 
A segunda ocorrerá das 14h às 17 horas, com dois temas correlatos. O primeiro sobre ‘A importância da Prevenção do Câncer de Mama”, ministrada pela médica Ana Beatriz Albuquerque. E o segundo sobre “A importância da Atividade Física na Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama”, proferida pelo profissional de Educação Física, Rodrigo Oliveira. Todas as palestras serão realizadas no auditório Enio Guerra, na Alepe, e as inscrições são gratuitas pelo Instagram da Escola do Legislativo: @escoladolegislativope.
  
Demanda Espontânea

 

Além dos serviços agendados por telefone, haverá atendimentos por demanda espontânea (sem necessidade de agendamento), obedecendo à ordem de chegada. Entre esses serviços estão: atendimento jurídico pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); emissão de carteira de identidade pelo Instituto Tavares Buril (levar foto 3x4, certidão de casamento original, certidão de nascimento original e taxa de pagamento com comprovante); retirada da primeira identidade para maiores de 60 anos com isenção de taxa; correção de registro de nascimento, teste de paternidade, divórcio e pensão alimentícia com orientação jurídica da Defensoria Pública. 

Em parceria com o Detran-PE, a campanha da Alepe oferecerá serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e de boletos para pagamentos. 

Dentre os serviços, também terá o ambulatório do pé diabético, voltado para pacientes portadores da doença

Os pequenos empresários também serão contemplados com orientações sobre abertura de Microempreendedor Individual (MEI), consultas e parcelamentos de dívidas, obtenção de créditos junto ao Banco do Nordeste (BNB), além de serviços ofertados pelo Sebrae. 

Outro destaque da Campanha ‘Juntos nos Cuidamos’ é o ambulatório do pé diabético. A unidade é voltada para atendimento exclusivo de pacientes portadores de complicações provocadas pela diabetes. Haverá ainda vacinação, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite, distribuição de preservativos e lubrificantes, além de massagem e higienização da pele.  
 
Cooperação

Nesta edição da Campanha ‘Juntos nos Cuidamos’ a Alepe terá como parceiros o Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, Defensoria Pública, Instituto Tavares Buril, Secretaria de Defesa Social, Detran-PE, Procon, Compesa, Neoenergia, Sesc, Sociedade Brasileira de Mastologia, Hemope, Fundação Altino Ventura (FAV), Centro Universitário Tiradentes (Unit), Faculdade de Ciências Humanas (Esuda), Prefeitura do Recife e a empresa de cosméticos Mary Kay.

Serviço

O que: Campanha “Juntos nos Cuidamos: Outubro Rosa e Novembro Azul”

Local: Em frente à Alepe, Rua da União, na Boa Vista

Quando:  29, 30 e 31 de outubro; e 1º, 4, 5 e 6 de novembro

Horário de atendimento: 9h às 12h e 13h às 16h

Agendamentos: serão realizados de 21 a 25 de outubro pelos telefones (81) 3183.2424, (81) 3183.2026, (81) 99570-0067 e (81) 99776-0117 (das 8h às 16h de segunda a quinta-feira, e das 8h às 13h na sexta-feira).

Veja também

Anvisa atualiza composição de vacinas contra gripe para 2025
IMUNIZANTES

Anvisa atualiza composição de vacinas contra gripe para 2025

Após infecções no RN, entidades médicas divulgam orientações para mutirões de cirurgias
ALERTA

Após infecções no RN, entidades médicas divulgam orientações para mutirões de cirurgias

Newsletter