Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Plenário da Alepe aprova projeto de aquisição de tênis para estudantes da rede estadual

Projeto havia sido encaminhado pela governadora Raquel Lyra em regime de urgência

Estudantes em sala de aula da rede estadualEstudantes em sala de aula da rede estadual - Foto: Filipe Jordão/SEE

O plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, na quarta-feira (11), por unanimidade, projeto de lei enviado pela governadora Raquel Lyra que cria o Programa de Aquisição de Tênis para estudantes matriculados na rede estadual de ensino. 

O projeto estabelece que os alunos receberão um auxílio para comprar tênis para compor o fardamento escolar. O benefício será repassado por meio de créditos ou cartão, em instituição financeira pública.

O projeto foi enviado à Alepe na semana passada, em regime de urgência. Segundo o Governo do Estado, a proposta pretende garantir a permanência com dignidade dos estudantes em sala de aula, bem como garantir mais segurança nas atividades escolares, como em aulas de educação física. 

Antes de ser apreciado no plenário, o PL foi aprovado pelas Comissões de Educação, Constituição e Justiça, Finanças e Administração Pública. 

Quatro emendas foram propostas, sendo três pelo deputado Waldemar Borges e uma pelo colegiado. 

Com as alterações, o texto passou a obrigar a divulgação do número de beneficiários e dos contratos envolvidos com o programa, no site oficial, e também a proibição de imposição de empresas ou marcas específicas de fornecedores, bem como a exclusão de parcelas de estudantes do programa.

O deputado João Paulo, que presidiu a reunião, sugeriu que, além dos tênis, o Executivo possa propor a inclusão de meias dentro do kit escolar.
 

Veja também

Uma chance para a vida marinha no cemitério de navios do Panamá
PANAMÁ

Uma chance para a vida marinha no cemitério de navios do Panamá

Chefe da diplomacia da UE defende o uso de ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia
MUNDO

Chefe da diplomacia da UE defende o uso de ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia

Newsletter