MAIO AMARELO

Alepe promove atividades sobre segurança no trânsito em escolas públicas do Recife

Na terça (30), Detran-PE também disponibilizará um caminhão de serviços itinerantes

Caminhão do Detran ItineranteCaminhão do Detran Itinerante - Foto: Arquivo/Folha de Pernambuco

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a segurança no trânsito, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançará, na próxima terça-feira (30), a campanha 'Maio Amarelo na Alepe'.

As ações serão voltadas para estudantes de escolas públicas e funcionários da Casa e terão participações de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As palestras e ações educativas nas escolas serão segmentadas por faixas etárias. Haverá ações com crianças com idades entre cinco e seis anos da Escola Municipal Rosa Falcão de Carvalho, localizada no bairro de Santo Amaro; e com adolescentes do colégio Ginásio Pernambucano (GP), com idades entre 14 e 17 anos. 

Para os mais novos, serão oferecidas aulas de cidadania ministradas por agentes da PRF, brincadeiras lúdicas, entre outras atividades relacionadas à segurança viária. Ainda, haverá distribuição de brindes, como jogos de dominó temáticos, com normas do trânsito, e uma caderneta de autuação educativa, na qual as crianças poderão anotar "infrações" cometidas por parentes e amigos.

Já os estudantes do Ginásio Pernambucano receberão palestras do Detran-PE. Para os motoristas da Alepe, haverá um encontro com dicas sobre direção defensiva, conscientização no trânsito, prevenção de acidentes e como evitar infrações. 

Os participantes das atividades também terão acesso a um "simulador de embriaguez", uma espécie de jogo que simula a sensação de embriaguez e desequilíbrio através do uso de um óculos virtual. 

Maio Amarelo e caminhão de serviços
O movimento de conscientização "Maio Amarelo", de caráter internacional, visa levar atividades de conscientização à sociedade, promovendo uma cultura de práticas seguras no trânsito, reduzindo o número de sinistros. 

De acordo com os órgãos envolvidos na ação, as campanhas educativas têm como objetivo chamar a atenção da sociedade para os índices de mortes e feridos no trânsito, além de estimular a participação da população, de empresas e de organizações públicas a aderir ao movimento.

"A difusão de informações e a promoção de cidadania por meio de campanhas como esta reforçam o papel social da Alepe. Educar os jovens sobre direitos e deveres no trânsito possibilita a conscientização sobre respeito à coletividade, cuidado consigo e com o outro e valorização da vida", comenta o presidente da Alepe, o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB). 

Além das palestras e ações nas escolas e na Alepe, o Detran-PE disponibilizará um caminhão de serviços itinerantes para servidores da Alepe. O veículo ficará instalado na Rua da União, no bairro da Boa Vista, região central da capital pernambucana, na terça (30). Entre os serviços oferecidos estão a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), verificação da pontuação na CNH e as emissões de taxas e do CRLV. 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter