Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Alepe promove debates e visitas técnicas na Semana Mundial do Meio Ambiente

Programação envolvendo parlamentares começa nesta segunda (5)

Estação de tratamento em Vitória de Santo AntãoEstação de tratamento em Vitória de Santo Antão - Foto: Divulgação

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, que começa nesta segunda-feira (5), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove uma programação com debates, visitas técnicas e fiscalizações. As atividades da semana, que tem como tema “Soluções para a Poluição Plástica”, são coordenadas pela Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Casa. 

A agenda tem início na manhã desta segunda (5), às 9h, com uma audiência pública no auditório Ênio Guerra, da Alepe. O debate terá como tema a situação da gestão dos resíduos sólidos em Pernambuco. 

Na terça (6), às 10h, a Comissão visita o aterro sanitário público de Ipojuca, no Litoral Sul. No município, os parlamentares terão contato com um projeto de tratamento do chorume. A Central da Sustentabilidade município é referência de boas práticas no tratamento do chorume, por meio de tecnologia de osmose reversa, método único em Pernambuco. No local de tratamento, há um viveiro de tilápias. Segundo a gestão municipal, o tratamento resultou em uma redução de 95% no volume de chorume e 99% na carga de DBO (Demanda Biológica de Oxigênio).

Na quarta (7), os deputados visitam um trecho Rio Tapacurá, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Durante a visita, os parlamentares verificarão o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). 

Um dos objetivos da agenda, segundo o deputado Romero Sales Filho (União), presidente da Comissão, é avaliar as iniciativas que estão sendo realizadas no campo do tratamento dos resíduos sólidos no estado. Em Pernambuco, a Política Estadual de Resíduos Sólidos, de 2010, define diversas diretrizes para a coleta seletiva, compostagem, descarte adequado, destinação final e logística reversa. 

“É uma forma de estarmos ainda mais próximos da população, conhecer boas práticas que possam ser replicadas e intensificar a agenda de fiscalização das denúncias que chegam aos gabinetes dos deputados sobre o tema. Começamos debatendo com diversos atores da sociedade sobre o cenário dos resíduos sólidos e, na sequência, vamos ver a realidade na prática”, disse o parlamentar.

 

“Depois de toda essa agenda, a Comissão irá elaborar um documento que possa ser revertido na execução de políticas públicas para diminuir a poluição plástica em Pernambuco”, declarou Romero Sales Filho”, completou. 

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), Pernambuco gera anualmente 4,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, que são descartados. O percentual reciclado é de 1,98%. Em março deste ano, o Estado alcançou a meta de zerar os lixões a céu aberto nos 184 municípios pernambucanos.

Veja a programação:

Segunda-feira (5) - 9h
Abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente
Audiência Pública “Situação da gestão dos resíduos sólidos em Pernambuco”
Local: Auditório Ênio Guerra, anexo I da Alepe

Terça-feira (6) - 10h
Aterro Sanitário do Ipojuca
Visita a Central da Sustentabilidade de Ipojuca

Quarta-feira (7) - 9h
Inspeção ao Rio Tapacurá, no trecho de Vitória de Santo Antão

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter