Logo Folha de Pernambuco

RECIFE

Alepe promove exposição especial de fotografias de catadores de lixo do Recife nesta terça (12)

O evento tem o objetivo de passar um novo olhar sobre a categoria, que muitas vezes tem que conviver com preconceito e condições insalubres de trabalho

Peça da exposição "Heróis Invisíveis", da AlepePeça da exposição "Heróis Invisíveis", da Alepe - Foto: Divulgação/Alepe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove a inauguração, nesta terça-feira (12), às 17h30, da exposição de fotografias "Heróis Invisíveis". O objetivo da ação é dar voz aos catadores de materiais reciláveis diante do poder público e da sociedade.

Também será feita a exibição de um minidocumentário sobre a trajetória da categoria. O evento acontece no hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes da Alepe. Além disso, também será feito o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Corpotativismo, projeto de inclusão da categoria na pauta legislativa, um pouco mais cedo, às 17h, no  Plenarinho I da sede da Associação.

Presentes no evento, estarão os catadores que participaram do ensaio, além dos fotógrafos e jornalistas da Alepe que realizaram o projeto. Todos estarão à disposição do público que comparecer ao evento, e, de acordo com a Associação, o objetivo é passar uma nova perspectiva de sensibilidade sobre essas pessoas.

Novo olhar sobre os "invisíveis"
É de conhecimento público que os catadores de materiais recicláveis são membros de grande relevância para todos, já que o serviço que eles prestam é de extrema importância para a manutenção de coesão social e preservação do meio-ambiente. Ainda assim, no entanto, a realidade vivida pela categoria muitas vezes não é evidenciada pelas pessoas, fazendo com que a categoria conviva com preconceito e condições insalubres de trabalho.

Segundo o presidente da Associação de Catadores de Jardim Gramacho e idealizador do Movimento Nacional ‘Eu Sou Catador’, Tião Santos, a maior parte dos catadores ainda trabalha nos lixões sem garantias ou direitos trabalhistas. 

“Somente 5% estão inseridos nas cooperativas e 70% são mulheres. A reciclagem no Brasil nasce da pobreza e da exclusão social e não da consciência ou educação ambiental. Perante a população, o catador é invisível”, lamentou.

 “Ao participarmos de coleta seletiva prestamos um serviço público, embora pouquíssimas prefeituras paguem por essa atividade e construam galpões adequados. Não devemos ser vistos como um problema, mas como solução para o descarte correto dos resíduos sólidos”, completou.

A exposição chega como contraponto a essa percepção da categoria, com um novo olhar, sensível e particular, sobre essas pessoas tidas como "invisíveis". Assim, além da exibição das peças artísticas, também será distribuído um catálogo com conteúdo relacionado ao tema que contará com imagens e relatos sobre o trabalho e vida desses profissionais. Veja, abaixo, algumas das peças que serão expostas a partir desta terça.

Alepe inclui a categoria na pauta legislativa
Além da exposição, a Alepe também passa a integrar os catadores de materiais recicláveis na pauta para suas próximas ações. Assim, estão sendo implementados projetos de lei sobre o tema, que visam orientar um novo direcionamento de incentivos financeiros para a categoria. 

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos catadores, a Alepe também instalou no Plenarinho I do Edifício Miguel Arraes, a Frente em Defesa do Cooperativismo. A ação parte do deputado Waldemar Borges (PSB), e visa apoiar e articular a apresentação e aprovação de proposições legislativas de interesse do segmento cooperativista. Com isso, a ideia é ampliar o debate iniciado em 2002 quando a Casa contou a instalação de frente semelhante. 

Confira a programação completa do evento:

Exposição de fotografias ‘Heróis Invisíveis’ 
Local:  Hall superior do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar/Alepe
Data - 12/09
Hora - 17h30

Lançamento da Frente em Defesa do Cooperativismo
Local - Plenarinho I do Edifício Miguel Arraes/Alepe 
Data : 12/09 
Hora: 17h

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter