Logo Folha de Pernambuco

Consciência Negra

Alepe promove Segunda Jornada Antirracista em novembro; inscrições estão abertas

Evento acontece dos dias 4 a 8 de novembro e contará com palestras temáticas apresentadas por pesquisadores nacionais e internacionais, atividades culturais e artísticas e uma exposição fotográfica

Jornada Alepe AntirracistaJornada Alepe Antirracista - Foto: Alepe Fotografia/Alepe

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abriu, nesta quinta-feira (31), as inscrições para a 2ª Jornada Alepe Antirracista, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, no Auditório Sérgio Guerra, na Boa Vista, área central do Recife.

Com uma programação diversificada, a jornada contará com palestras temáticas apresentadas por pesquisadores nacionais e internacionais, além de atividades culturais e artísticas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo sympla.

Durante o evento, debates e conferências promoverão diálogos essenciais sobre a temática antirracista. Segundo os organizadores, a Jornada é uma oportunidade única para refletir sobre o racismo e suas profundas consequências na sociedade.

Jornada Alepe AntirracistaJornada Alepe Antirracista. Foto: Alepe Fotografia/Alepe.

Um dos destaques do evento será a exposição "Galopa no Vento", da fotógrafa baiana Marisa Vianna, aberta ao público de 7 a 27 de novembro no hall superior do Edifício Miguel Arraes. 

A iniciativa permitirá conhecer a história e o legado cultural do líder quilombola Malunguinho, símbolo da resistência afro-indígena do Nordeste brasileiro, além de convidar o público a refletir sobre questões sociais e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Mês da Consciência Negra
Novembro é reconhecido como o Mês da Consciência Negra, e a jornada abordará temas fundamentais como direitos humanos para a população negra, conexão com as Mães África, fortalecimento da saúde integral da comunidade negra, reconhecimento das raízes e da luta das mulheres negras, e o papel da juventude nas relações ético-raciais e na busca por igualdade de direitos e oportunidades.

Durante a primeira jornada, realizada em novembro de 2023, a Alepe instituiu o ‘Selo Alepe Antirracista’, que destaca diversas ações contra o racismo e reforça o compromisso da instituição em promover a equidade racial.

O encerramento da 2ª Jornada Alepe Antirracista ocorrerá em 27 de novembro, com uma sessão solene às 18h, onde serão entregues a Medalha Marta Almeida a sete personalidades que se destacaram na luta contra o racismo. 

Serviço:
2ª Jornada Antirracista Alepe
Quando: de 4 a 8 de novembro, às 9 horas
Onde: Auditório Sérgio Guerra
Inscrições gratuitas pelo sympla
 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter