Alepe promove Segunda Jornada Antirracista em novembro; inscrições estão abertas
Evento acontece dos dias 4 a 8 de novembro e contará com palestras temáticas apresentadas por pesquisadores nacionais e internacionais, atividades culturais e artísticas e uma exposição fotográfica
Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abriu, nesta quinta-feira (31), as inscrições para a 2ª Jornada Alepe Antirracista, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, no Auditório Sérgio Guerra, na Boa Vista, área central do Recife.
Com uma programação diversificada, a jornada contará com palestras temáticas apresentadas por pesquisadores nacionais e internacionais, além de atividades culturais e artísticas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo sympla.
Durante o evento, debates e conferências promoverão diálogos essenciais sobre a temática antirracista. Segundo os organizadores, a Jornada é uma oportunidade única para refletir sobre o racismo e suas profundas consequências na sociedade.
Um dos destaques do evento será a exposição "Galopa no Vento", da fotógrafa baiana Marisa Vianna, aberta ao público de 7 a 27 de novembro no hall superior do Edifício Miguel Arraes.
A iniciativa permitirá conhecer a história e o legado cultural do líder quilombola Malunguinho, símbolo da resistência afro-indígena do Nordeste brasileiro, além de convidar o público a refletir sobre questões sociais e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Leia também
• Enem 2024: confira documentos aceitos nos dois dias de provas
• Linha de ônibus com destino a pontos turísticos do Recife e de Olinda será ativada
• Com o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, Brasil terá três feriados no mês? Confira
Mês da Consciência Negra
Novembro é reconhecido como o Mês da Consciência Negra, e a jornada abordará temas fundamentais como direitos humanos para a população negra, conexão com as Mães África, fortalecimento da saúde integral da comunidade negra, reconhecimento das raízes e da luta das mulheres negras, e o papel da juventude nas relações ético-raciais e na busca por igualdade de direitos e oportunidades.
Durante a primeira jornada, realizada em novembro de 2023, a Alepe instituiu o ‘Selo Alepe Antirracista’, que destaca diversas ações contra o racismo e reforça o compromisso da instituição em promover a equidade racial.
O encerramento da 2ª Jornada Alepe Antirracista ocorrerá em 27 de novembro, com uma sessão solene às 18h, onde serão entregues a Medalha Marta Almeida a sete personalidades que se destacaram na luta contra o racismo.
Serviço:
2ª Jornada Antirracista Alepe
Quando: de 7 a 8 de novembro, às 9 horas
Onde: Auditório Sérgio Guerra
Inscrições gratuitas pelo sympla