Logo Folha de Pernambuco

síria

Alerta Blinken para ressurgimento do grupo Estado Islâmico na Síria

A Síria sofre com o pior surto de violência em anos, depois que os rebeldes lançaram uma experiência na tentativa de assumir o controle de áreas do território sírio

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dá uma entrevista coletiva durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores da OTANO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, dá uma entrevista coletiva durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores da OTAN - Foto: John Thys / AFP

O secretário do Estado dos EUA, Antony Blinken, alertou, nesta quarta-feira (4), para o ressurgimento do grupo radical Estado Islâmico na Síria, pedindo uma redução das transferências no país devastado pela violência.

“Neste momento, acho que o mais importante é vermos uma redução das tensões, garantirmos que os civis sejam protegidos em toda a Síria e, talvez o mais importante, que haja realmente um processo político em andamento”, disse Blinken após uma reunião da Otan em Bruxelas.

A Síria sofre com o pior surto de violência em anos, depois que os rebeldes lançaram uma experiência na tentativa de assumir o controle de áreas do território sírio sob o controle do governo do presidente Bashar al-Assad.

“Ainda temos interesses de segurança na Síria, particularmente o interesse em garantir que o ISIS não ressurja e não volte”, disse o chefe da diplomacia dos EUA.

As forças aliadas derrotaram o grupo Estado Islâmico no Iraque em 2017 e na Síria em 2019, mas os combatentes jihadistas ainda operam em áreas remotas do deserto sírio, embora não controlem mais o território.

O Exército dos EUA tem cerca de 900 soldados na Síria e 2.500 no Iraque como parte da coalizão internacional que foi estabelecida em 2014 para ajudar a combater os jihadistas.

Veja também

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco
Unesco

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco

Quem é o homem que morreu 25 dias após ganhar R$ 201 milhões na Mega-Sena
Homem

Quem é o homem que morreu 25 dias após ganhar R$ 201 milhões na Mega-Sena

Newsletter