Logo Folha de Pernambuco

462 CELULARES

Mutirão do Alerta Celular devolve aparelhos roubados ou furtados aos proprietários

Entregas foram descentralizadas para as delegacias da Região Metropolitana do Recife (RFR)

Celulares serão entregues em delegacias espalhadas pela RMRCelulares serão entregues em delegacias espalhadas pela RMR - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em uma ação integrada envolvendo as Polícias Civil e Militar, realizou, nesta sexta-feira (9), o 3º Mutirão Alerta Celular: Seu Aparelho de Volta, o primeiro após a reabertura das atividades.

As entregas foram feitas de forma descentralizada nas delegacias da Região Metropolitana do Recife (RMR) para evitar aglomerações. Desta vez, serão devolvidos 462 celulares subtraídos pelos criminosos e apreendidos este ano. As primeiras entregas ocorreram nesta manhã, na sede operacional da Polícia Civil, na rua da Aurora, área central do Recife. 

As devoluções aconteceram respeitando o protocolo sanitário contra a Covid-19, com acesso a álcool em gel e distribuição de máscaras. Em seguida, a Polícia Civil apresentou estatísticas do programa, que já possibilitou a restituição de mais de 26 mil equipamentos, além do lançamento do serviço via Whatsapp (81 9.8494-3219) e da premiação de unidades policiais com melhor desempenho na identificação e captura de celulares retirados de seus verdadeiros donos.

O coordenador do programa, Jonas Moreno, ressaltou a necessidade da população participar do programa. "A polícia só poderá devolver se o cidadão cadastrar o aparelho, digitando a sequência numérica correta. É preciso fazer isso para fazermos o trabalho de identificação e entrega do aparelho". 

Essa sequência numérica de 15 dígitos é verificada tanto na caixa do aparelho como na nota fiscal. Há também uma forma rápida de obtê-la: basta digitar *#06# no próprio celular e o IMEI aparecerá na tela. Depois, é só anotar e realizar o cadastro no programa Alerta Celular, para que em caso de roubo ou furto facilite a recuperação do telefone pelas forças de segurança pública. Basta acessar www.sds.pe.gov.br e clicar no banner do Alerta Celular, que está logo na página inicial. É importante preencher o formulário online com os dados corretos, pois assim os policiais podem entrar em contato quando encontrarem o celular.

No Recife, serão devolvidos 200 aparelhos. O restante dos equipamentos estará disponível nas delegacias da RMR em que foram recuperados. Os 462 donos dos celulares receberam uma intimação com as informações de como será a retirada. Essas pessoas haviam registrado o número do IMEI dos seus celulares no programa da SDS e no boletim de ocorrência (BO) sobre o roubo ou furto sofrido. 

Com a implantação do programa e de ações integradas de prevenção e repressão aos crimes contra o patrimônio, Pernambuco tem conseguido reduzir os roubos e furtos. Em 2020, houve 24.763 casos, 32,44% a menos em relação ao mesmo período de 2019, quando houve 36.656 crimes visando a subtração desses equipamentos. 

Canal de Orientação
A SDS lançou o SAC Alerta Celular, para que a população possa tirar dúvidas sobre o sistema e concluir o cadastro. O canal funcionará de segunda a sexta, no horário comercial das 8h às 17h, pelo telefone (81) 9.8494.3219. Atualmente, o programa possui, em seu banco de dados, 500 mil telefones cadastrados. Esse número representa em torno de 5% do total de celulares existentes em Pernambuco.

Com um canal para tirar as dúvidas, a expectativa é aumentar o cadastro para dar mais efetividade ao trabalho policial. A Operação Verão Alerta Celular também está nas ruas, nos finais de semana, fazendo a divulgação do programa em stands montados em Porto de Galinhas, no Marco Zero, no Recife Antigo e no Sítio Histórico de Olinda, além da participação nas edições do Governo Presente.
 

Veja também

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia
BRASIL

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

Newsletter