RÚSSIA X UCRÂNIA

Aliados ocidentais estão enviando 'armas' para Ucrânia, diz Zelensky

'Um novo dia na frente diplomática começou com uma conversa com Emmanuel Macron', tuitou Zelensky

 Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia - Foto: HANDOUT / UKRAINE PRESIDENCY / AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse neste sábado (26) que seus "aliados" estão enviando armas para ajudá-los a combater a invasão da Rússia e relatou uma conversa por telefone com seu homólogo francês, Emmanuel Macron.

"Um novo dia na frente diplomática começou com uma conversa com Emmanuel Macron", tuitou Zelensky. "Armas e equipamentos dos nossos aliados estão a caminho da Ucrânia. A coalizão antiguerra está funcionando!", acrescentou. 

Pouco antes, e em um vídeo divulgado no Facebook, ele pediu para não se acreditar em "muita informação falsa" na Internet, como a de que ele teria ordenado ao exército ucraniano que se renda. 

Vestido de verde-militar e de aparência cansada, mas determinada, Zelensky afirmou: "Nossa verdade é que esta é nossa terra, nosso país, nossos filhos, e vamos proteger tudo isso". 
 

"Isso é o que eu queria dizer a vocês. Glória à Ucrânia!", exclamou. 

Quando o vídeo foi postado nas redes sociais, o som de explosões e de sirenes de alerta de bombardeio era ouvido em toda capital, onde as forças ucranianas disseram ter repelido um ataque russo durante a noite.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter