Logo Folha de Pernambuco

COMBATE À FOME

Vamos ser parceiros do Brasil na Aliança Global contra fome, diz presidente do Banco Mundial

Em discurso nesta quarta, em evento paralelo às reuniões do G20 no Rio de Janeiro, o executivo prometeu que o Banco Mundial vai auxiliar a Aliança na realização e novos diagnósticos

Ajay BangaAjay Banga - Foto: Money Sharma/AFP

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, disse nesta quarta-feira (24) que a instituição será um dos parceiros que vai liderar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A plataforma, que foi proposta pelo presidente Lula na Cúpula do G20 em Nova Délhi em 2023, será lançada em novembro deste ano com o objetivo de ligar regiões necessitadas a países e entidades que se propõem a financiar projetos.

Em discurso nesta quarta, em evento paralelo às reuniões do G20 no Rio de Janeiro, o executivo prometeu que o Banco Mundial vai auxiliar a Aliança na realização e novos diagnósticos, "país por país", sobre a incidência da fome, pobreza e alcance da rede de proteção social para que os governos locais possam adotar políticas públicas "bem informadas".

"Vamos deixar recursos mais disponíveis para que os países possam fazer escolhas a partir dessa cesta de políticas contra a fome", disse Banga, completando que o objetivo da instituição é garantir financiamentos capazes de apoiar meio bilhão de pessoas até o fim da década.

"Existe um potencial muito grande hoje com Lula para a gente reduzir a pobreza no mundo", disse Banga. O executivo observou a necessidade de expandir terras agricultáveis em países mais atingidos pela fome e a pobreza, observando que o mundo está muito abaixo do uso apropriado da terra.

"Podemos aprender com a Embrapa e produzir melhor, fazer mais colheitas com a mesma terra, ter mais produtividade", disse Banga.

Na sequência, Qu Dongyu, diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), voltou a discursar e fez longo elogio aos esforços do presidente Lula no combate à fome.

"O Brasil fez um progresso formidável, diminuindo o porcentual dos que estão com fome em 2023", disse Qu cumprimentando Lula e o País por terem levado o tema da fome ao "nível mais alto do mundo".

Veja também

Corpo de estudante de Medicina morto pela PM é velado nesta sexta-feira
ENTERRO

Corpo de estudante de Medicina morto pela PM é velado nesta sexta-feira

Fuvest divulga notas de corte da 1ª fase do vestibular 2025; veja cursos mais concorridos
NOTAS DE CORTE

Fuvest divulga notas de corte da 1ª fase do vestibular 2025; veja cursos mais concorridos

Newsletter