Saúde

Alimentação saudável é o tema do segundo dia de palestras do Sipatma na Folha de Pernambuco

A nutricionista Jordania Veloso deu dicas de refeições mais saudáveis para o dia a dia e evitar problemas futuros

Nutriscionista Jordania Veloso fez palestra sobre alimentação saudável na Folha de PernambucoNutriscionista Jordania Veloso fez palestra sobre alimentação saudável na Folha de Pernambuco - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Dando continuidade à Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), a Folha de Pernambuco recebeu, na tarde desta terça (23), a nutricionista Jordania Veloso, que fez palestra sobre alimentação para uma vida mais saudável.

Com a presença dos funcionários da empresa, a nutricionista chamou atenção para a alimentação do dia a dia, recomendando que as pessoas evitem alimentos processados e ultraprocessados e deem preferência para os in natura.

“Para uma alimentação saudável, a gente não isola apenas um nutriente, mas uma combinação de alimentos, né? E aí nós precisamos incluir os alimentos in natura, que são aqueles obtidos diretamente das plantas e da natureza que não teve nenhuma alteração e os alimentos minimamente processados”, disse Jordania, que também explicou que é necessário evitar os processados e os ultraprocessados, porque esses são os que aumentam o risco de doenças crônicas não transmissíveis como também o envelhecimento precoce.

Jordania também citou as quatro leis da boa alimentação, que são: lei de quantidade, lei de qualidade, lei da harmonia e lei da adequação, que servem para manter um bom crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis. Seguindo esse modelo, é possível evitar doenças e uma velhice senil.

A nutricionista deu algumas dicas no cuidado com a alimentação. Entre eles estão a hidratação (cerca de 3 litros de água por dia), higienização dos alimentos antes do preparo ou consumo e procurar consumi-los in natura e dar preferência para aqueles com fibras.

Outro ponto de atenção da palestra foi para evitar pular as refeições as realizá-las com atenção plena. A prática consiste na importância de estar atento ao momento presente, com consciência aos sinais do corpo, pensamentos, sentimentos e sensações ao ter contato com a aparência, aroma, textura e sabor dos alimentos.

A profissional também abordou como a alimentação pode afetar a saúde do sono. Nesse caso, ela recomenda evitar o uso de telas, o consumo de alimentos gordurosos e estimulantes e até mesmo fazer atividades físicas mais desgastantes antes da hora de dormir.

A Sipatma segue durante toda a semana, com cursos e palestras. Nesta quarta-feira (24), os funcionários vão participar do curso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e na quinta (25), a palestra é da enfermeira Jamilly.

As conversas da semana têm como principal objetivo trazer equilíbrio entre a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter