Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Alimento que vai mudar suas noites: conheça a noz que combate a insônia e protege a saúde cognitiva

Uma porção fornece cerca de 6 mg de melatonina, o que ajuda a estabelecer um ciclo de sono mais saudável

Pistache, assim como outras nozes, possui um perfil nutricional notável que contribui para o bem-estar geral e, principalmente, para a saúde do cérebroPistache, assim como outras nozes, possui um perfil nutricional notável que contribui para o bem-estar geral e, principalmente, para a saúde do cérebro - Foto: Freepik

Comer nozes como parte de uma dieta saudável pode ser bom para o coração. Eles contêm ácidos graxos insaturados e outros nutrientes, além de serem baratos e fáceis de armazenar e embalar para levar para qualquer lugar, diz a Clínica Mayo.

O pistache, assim como outras nozes, possui um perfil nutricional notável que contribui para o bem-estar geral e, principalmente, para a saúde do cérebro. Esta noz é uma importante fonte de melatonina, hormônio essencial para a regulação do sono.

Segundo a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), uma porção de pistache – equivalente a cerca de 30 gramas – fornece cerca de 6 mg de melatonina, o que ajuda a estabelecer um ciclo de sono mais saudável para quem busca melhorar o descanso noturno de forma natural.

Além de promover o sono, essa noz se posiciona como uma aliada da saúde cognitiva. Contém luteína e zeaxantina, carotenóides presentes no cérebro e na retina que ajudam a proteger as células cerebrais dos danos oxidativos, combatendo assim o envelhecimento precoce.

A estes benefícios somam-se os seus antioxidantes flavonóides, que reduzem a inflamação e protegem contra o declínio cognitivo, contribuindo para reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.

Vantagens de incluir pistache em sua dieta
A contribuição dos minerais é outro aspecto notável do pistache. Ricos em potássio, magnésio, fósforo, ferro e zinco, esses nutrientes fortalecem a memória e a concentração, além de ajudar a controlar os níveis de estresse, promovendo o bom humor. Da mesma forma, o pistache fornece vitamina E, antioxidante essencial para o bem-estar do cérebro, além de benefícios para a pele e o sistema imunológico.

Incluir pistache na dieta diária também traz benefícios para o sistema digestivo e para a saúde óssea. Seu conteúdo de fibras promove a digestão, enquanto o cálcio e o fósforo fortalecem os ossos, prevenindo doenças como a osteoporose. A Clínica Mayo destaca que as nozes contêm várias substâncias saudáveis:

Gorduras insaturadas.

Ácidos graxos ômega-3.

Fibra.

Esteróis vegetais.

L-arginina.

O que é uma porção saudável?
“Os adultos devem consumir aproximadamente 4 a 6 porções de nozes sem sal por semana, como parte de uma dieta saudável . Para as crianças, as recomendações de porções variam de acordo com a idade. Pergunte ao seu pediatra quantas porções de nozes são indicadas para o seu filho”, explica a Clínica Mayo.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter