Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Alpinista queniano morre no Everest; guia nepalês está desaparecido

Temporada de escalada já soma três mortes de alpinistas

Geleira Khumbu, na subida ao topo do Monte Everest, no Nepal Geleira Khumbu, na subida ao topo do Monte Everest, no Nepal  - Foto: Tsering Pemba Sherpa/AFP

Um alpinista queniano morreu perto do cume do Everest e seu guia nepalês está desaparecido, disse uma autoridade de turismo nesta quinta-feira. Com a notícia, o número de mortos nesta temporada na montanha mais alta do mundo sobe para três pessoas.

O contato com Joshua Cheruiyot Kirui, 40, e seu guia Nawang Sherpa, 44, foi perdido na manhã de quarta-feira, e uma equipe de busca foi enviada.

“A equipe encontrou o alpinista queniano morto entre o cume e o Passo Hillary, mas seu guia ainda está desaparecido”, disse à AFP Khim Lal Gautam, chefe do escritório de turismo do acampamento da base do Everest.

Equipes de resgate também foram mobilizadas para encontrar um alpinista britânico de 40 anos e seu guia nepalês de 21 anos, desaparecidos desde a manhã de terça-feira, quando uma parede de gelo desabou durante a descida do cume de 8.849 metros de altura.

Na segunda-feira, um alpinista romeno morreu na sua tenda, no meio da expedição ao topo do Lhotse, a quarta montanha mais alta do mundo, que partilha parte da sua rota de subida com o Everest.

Este mês, dois montanhistas mongóis desapareceram após escalar o Everest e foram encontrados mortos.

O Nepal emitiu mais de 900 licenças de escalada nas suas montanhas este ano, incluindo 419 para o Everest, gerando receitas de US$ 5 milhões para o país.

 

Mais de 500 alpinistas e seus guias já alcançaram o topo do mundo este ano, depois que uma equipe conseguiu passar e prender cordas ao cume no mês passado.

O Nepal abriga oito dos dez picos mais altos do mundo, atraindo centenas de aventureiros a cada primavera, quando as temperaturas são mais altas e os ventos menos violentos.

No ano passado, mais de 600 alpinistas chegaram ao topo do Everest. Foi também a temporada mais mortal, com 18 pessoas morrendo na tentativa.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter