Logo Folha de Pernambuco

mundo

Alto comissário de DH alerta sobre futuro "aterrorizante" por mudança climática

Volker Türk afirma que o direito à alimentação está totalmente ameaçado pela mudança climática

27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27)27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27) - Foto: Kiara Worth

A mudança climática ameaça levar a humanidade para um futuro "verdadeiramente aterrorizante" de fome e sofrimento, alertou o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, nesta segunda-feira (3).

Ele também acusou os líderes mundiais de se contentarem com palavras para combater a crise climática e pensarem apenas no curto prazo, durante um debate do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre o direito à alimentação.

"Nosso meio ambiente está queimando, está derretendo, está inundado, está se esgotando, está secando, está morrendo", disse ele, temendo um "futuro distópico".

Segundo Türk, o direito à alimentação está totalmente ameaçado pela mudança climática, com eventos climáticos extremos destruindo plantações, rebanhos e ecossistemas.

"Mais de 828 milhões de pessoas passaram fome em 2021 (...) e a mudança climática deve colocar mais 80 milhões de pessoas em risco de inanição até meados deste século", insistiu.

Ele também disse esperar que a cúpula do clima COP28, prevista para acontecer em Dubai em novembro e dezembro deste ano, seja "uma virada de jogo" e pediu o fim dos "subsídios sem sentido" à indústria de combustíveis fósseis.

O Acordo de Paris de dezembro de 2015 após a COP21 tinha como objetivo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo de 2°C" durante este século e continuar os esforços para limitá-lo a 1,5°C.

A temperatura média diária do mundo já consumida pelo menos 1,5°C a mais em comparação com a era pré-industrial entre 7 e 11 de junho, e chegou a 1,69°C a mais em 9 de junho, disse à AFP um porta-voz do serviço Europeu de mudança climática Copernicus.

Veja também

Monte Orebe pode ser "ponto de romaria", citam pernambucanas
Catolicismo

Monte Orebe pode ser "ponto de romaria", citam pernambucanas

Futuro de homem autista condenado à morte provoca disputa de poderes no Texas
Estados Unidos

Futuro de homem autista condenado à morte provoca disputa de poderes no Texas

Newsletter