Alto José Bonifácio ganha urbanismo tático e expansão de área de pedestres
Foram implantadas 13 novas travessias no entorno dessa área, que tem polos escolares, o que gera um fluxo maior de pedestres
O Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife, ganha, nesta sexta-feira (12), uma área de trânsito calmo entre as ruas Padre Oliveira, Córrego do Bartolomeu e Córrego do Euclides.
Foram implantadas 13 novas travessias no entorno dessa área, que tem polos escolares, o que gera um fluxo maior de pedestres e, com o ordenamento do trânsito, terá uma mobilidade mais segura.
O projeto, implantado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), faz uso de urbanismo tático, as pinturas coloridas no chão que expandem as calçadas e humanizam o espaço público.
Leia também
• CTTU inicia sinalização para conectar Ibura a Boa Viagem
• CTTU faz mudança no trânsito do Alto do Mandu
Haverá também a adaptação da velocidade na área para 30 km/h. Ao todo, a área destinada para os pedestres - com expansão de calçadas e ilhas de refúgio no meio das vias - soma mais de 370 m².
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, pontua a necessidade de ordenar o trânsito com foco nos que andam a pé.
"A velocidade é um dos principais fatores de riscos de acidentes. O Código de Trânsito Brasileiro é bem claro quando fala que todos os veículos devem proteger o pedestre, porque é a parte mais frágil", destaca
"Nós, enquanto órgão de trânsito, também precisamos desenhar as nossas vias com esse objetivo porque se aumentamos a segurança de quem anda a pé, damos segurança também para os que estão no carro, no ônibus ou na bicicleta", completa Taciana.
Urbanismo tático
O uso de urbanismo tático tem sido uma estratégia para redução de acidentes de trânsito no Recife. De acordo com os registros da CTTU, o período de janeiro e fevereiro entre 2019 e 2020 registrou uma redução de 41% de acidentes com vítimas após as intervenções.
Áreas como o Largo da Paz tiveram sete acidentes com vítimas neste período de 2019 e, no ano seguinte, duas ocorrências.
Na avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro acidentes com vítimas também neste período.
Ao todo, já são 19 locais do Recife contemplados e 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que somam mais de 5 mil metros quadrados nas ruas do Recife, vinte áreas no total.
As intervenções que fazem uso de urbanismo tático ampliam as calçadas na altura das travessias e, além de encurtar a largura da via, diminuindo o tempo de travessia do pedestre, induz os veículos a reduzirem a velocidade durante a curva.