Logo Folha de Pernambuco

Educação

Alunos da Ufpel ocupam prédio em protesto contra bloqueios que suspenderam até Assistência Estudanti

Universidade está com contas zeradas e, assim como outras instituições, não consegue pagar nem bolsas e auxílios e alunos vulneráveis

Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas - Foto: RBSTV / Reprodução

A Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) informou nesta quarta-feira (7) que um grupo de estudantes ocupou um dos campi da instituição em protesto contra o bloqueio orçamentário realizado pelo Governo Federal.

O grupo já passou a noite de terça  para a quarta-feira no local e, de manhã, foi visitado pelo Comitê de Crise, constituído pela UFPel para enfrentar o problema. Segundo a Ufpel, a visita teve como objetivo verificar a situação dos estudantes, o bem-estar do grupo e tirar dúvidas dos estudantes a respeito dos cortes e bloqueios orçamentários e financeiros.

— Além das despesas com os auxílios e bolsas, a Universidade também não conseguirá pagar os contratos de serviços terceirizados e as despesas contínuas — afirmou o superintendente de Orçamento, Denis Franco.

De acordo com a Ufpel, os estudantes, cuja maioria é de alunos em vulnerabilidade social, demonstraram preocupação com os recursos de auxílios que não foram pagos neste mês, pois dependem deles para se manterem na cidade e na Universidade.

A estudante de Artes Visuais, Letícia Lemos, de São Paulo, já havia perdido a bolsa de extensão e agora está apreensiva com o bloqueio.

— Se não receber o auxílio moradia e alimentação, não tenho como seguir aqui em Pelotas e terei que desistir do meu curso — pontuou.

De acordo com a reitora da instituição, Isabela Andrade, não há mais como escolher os pagamentos que serão realizados porque o caixa está zerado.

Veja também

Carta de 50 mil crianças e adolescentes será entregue a líderes do G20
G20

Carta de 50 mil crianças e adolescentes será entregue a líderes do G20

Lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares de SP é aprovada; veja o que muda
EDUCAÇÃO

Lei que proíbe celular em escolas públicas e particulares de SP é aprovada; veja o que muda

Newsletter