Alunos de medicina que ofenderam motoboys são banidos de Vassouras e multados, anuncia prefeito
Durante Jogos Universitários, estudantes da Unig cantaram: "Sou playboy, não tenho culpa se seu pai é motoboy"
Severino Dias (DEM), prefeito de Vassouras, no interior do Rio, anunciou o banimento da Unig (Universidade Iguaçu) de Itaperuna dos Jogos Universitários de Medicina (Intermed) realizados na cidade após um vídeo com cânticos preconceituosos de alunos da faculdade durante o evento viralizar na internet. Na gravação, a torcida da Unig provoca adversários cantando: "Sou playboy, não tenho culpa se seu pai é motoboy".
"Essa faculdade não participa mais de jogos aqui na nossa cidade. Os estudantes são bem-vindos aqui, mas têm que ter respeito, principalmente respeito com o ser humano", afirmou o prefeito numa postagem nas redes sociais.
Dias também anunciou que a Unig de Itaperuna será multada e o dinheiro será revertido para o sorteio de uma moto entre os motoboys da cidade. "Um grito de guerra de uma torcida participante do Intermed, Unig Itaperuna, se transformou em um ato explícito de preconceito e desrespeito à uma classe de trabalhadores tão digna e essencial, que são os motoboys. Profissionais que se mostraram corajosos, guerreiros e solidários, principalmente durante a pandemia", escreveu o prefeito.
Em nota, a Unig, que tem campus em Nova Iguaçu e em Itaperuna alegou que "não tem ingerência sobre frases ditas por seus alunos, principalmente em ambiente externo, mas que, diante dos fatos e das disposições de seu código de ética e conduta, adotará providências possíveis para que episódios similares não se repitam"
Já Diretório Acadêmico Dr. Renam Catharina Tinoco (DARCT), do curso de Medicina da Unig, afirmou que não compactua "com nenhum tipo de repressão ou desrespeito à raça, gênero ou classe social".