Logo Folha de Pernambuco

ESTADOS UNIDOS

Ambientalistas vandalizam caixa que protege a Constituição dos Estados Unidos; vídeo

Exposto ao público sob a proteção de um vidro grosso à prova de balas, dentro de uma caixa climatizada, o documento não parecia ter sofrido danos

Ambientalistas vandalizam caixa que protege a Constituição dos Estados Unidos Ambientalistas vandalizam caixa que protege a Constituição dos Estados Unidos  - Foto: Reprodução

Dois manifestantes ambientalistas jogaram um pó vermelho nesta quarta-feira sobre a caixa que protege a Constituição dos Estados Unidos, o que levou ao fechamento do prédio dos Arquivos Nacionais, em Washington.

"Todos merecemos ar puro, água limpa e um clima habitável", diz um dos manifestantes em vídeo publicado nas redes sociais, no qual ele pede o fim dos subsídios do governo aos combustíveis fósseis e que o presidente dos EUA, Joe Biden, declare uma "emergência climática".

 

Exposto ao público sob a proteção de um vidro grosso à prova de balas, dentro de uma caixa climatizada, o documento não parecia ter sofrido danos. Os Arquivos Nacionais anunciaram o fechamento até o fim do dia da rotunda do prédio, onde ficam expostos à Constituição e outros documentos históricos.

O vídeo mostra os seguranças detendo os manifestantes, o que foi confirmado pelos Arquivos Nacionais. "Levamos esse tipo de vandalismo muito a sério e insistiremos em que os responsáveis sejam processados com todo o rigor da lei", disse a chefe de arquivo Colleen Shogan.
 

"Não queremos o fim da civilização, mas esse é o caminho em que nos encontramos", publicou em redes sociais o grupo de protesto contra as mudanças climáticas Declare Emergency, que reivindicou a autoria da ação.

Manifestantes ambientalistas vêm atacando vitrines de museus nos últimos anos, principalmente na Europa.

Veja também

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo
CIÊNCIA

"Doomscrolling": pessoas que veem conteúdo negativo por horas ficam mais deprimidas, diz estudo

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano
Diplomacia

EUA diz estar comprometido com uma 'solução diplomática' no Líbano

Newsletter