Logo Folha de Pernambuco

DENGUE

Ameaça global: calor em alta faz dengue avançar para outros países; entenda

Países anteriormente livres de dengue, como França, Itália e Espanha, reportaram casos de infecções originadas no país

Mosquito Aedes aegyptiMosquito Aedes aegypti - Foto: Pixabay

As alterações climáticas provocadas pelo fenômeno conhecido como El Niño contribuem para infestações por Aedes aegypti e para a explosão de casos de dengue. Altas temperaturas e chuvas intermitentes são combinações para a proliferação do mosquito e fazem com que a dengue avance para países onde historicamente a doença não circulava.

O Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o mundo a OMS relatou mais de 5 milhões de infecções por dengue e 5 mil mortes pela doença.

A maior parte, 80% desses casos, o equivalente a 4,1 milhões, foram notificados nas Américas, seguidas pelo Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Nas Américas, o Brasil concentra o maior número de casos, seguido por Peru e México. Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro e 11 de dezembro do ano passado.

Do total de casos constatados no Brasil, 1.474, ou 0,05% do total são casos de dengue grave, também chamada de dengue hemorrágica. O país é o segundo na região com o maior número de casos mais graves, atrás apenas da Colômbia, com 1.504 casos.

Em Minas Gerais, o governo publicou neste sábado, no Diário Oficial, o decreto de situação de emergência em saúde pública por causa da alta incidência de casos de dengue e de chikungunya no estado. A determinação já está em vigor e tem prazo de 180 dias. Além de Minas Gerais, o Distrito Federal e o Acre também estão em alerta pela alta da doença.

Outros países
Países anteriormente livres de dengue, como França, Itália e Espanha, reportaram casos de infecções originadas no país. O mosquito Aedes aegypti é amplamente distribuído na Europa, onde é mais conhecido como mosquito tigre.

Na Europa, casos autóctones, que significa que o paciente contraiu a doença no Estado, cresceram 966% de 2010 para 2023. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças, foram 128, em três países: Itália (82), França (43) e Espanha (3). Uma morte de um caso importado — relacionado com viagens ao exterior — foi notificada na Itália.

Sobre a dengue
A dengue é a infecção viral mais comum transmitida a humanos picados por mosquitos infectados. É encontrado principalmente em áreas urbanas em climas tropicais e subtropicais. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Para evitar a infestação de mosquitos, o Ministério da Saúde orienta que é necessário eliminar os criadouros, mantendo os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas ou tampas. Medidas de proteção contra picadas também podem ajudar especialmente nas áreas de transmissão. O Aedes aegypti ataca principalmente durante o dia.

A vacinação se soma as estratégias de combate à dengue que já estão em andamento. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Veja também

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos
TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Newsletter