Logo Folha de Pernambuco

ESPANHA

Amostras de Sars-CoV-2 de março de 2019 são encontradas em esgoto de Barcelona

Material é de nove meses antes do surto de Covid-19 ter sido declarado na China

Coronavírus na EspanhaCoronavírus na Espanha - Foto: JORGE GUERRERO / AFP

Pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha, anunciaram, nesta sexta-feira (26), que encontraram restos de Sars-CoV-2, o coronavírus causador da Covid-19, em resíduos de esgoto da cidade. Segundo a imprensa local, as amostras são de março de 2019. Ou seja, o material é de nove meses antes do surto ter sido declarado na China e um ano antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificar a doença como uma pandemia.

As amostras foram coletadas e congeladas no dia 12 de março de 2019. Com o estudo, a cronologia da pandemia pode ser mudada, pois até agora o que se sabe é que o vírus apareceu pela primeira vez em Wuhan, na China. O primeiro caso relatado na Europa foi na França, já em janeiro de 2020.
 

O grupo responsável pela pesquisa monitora o coronavírus nas águas residuais em toda a Espanha. Os resultados do estudo serão enviados a um periódico cientifico para serem publicados no repositório medRxiv. Os resultados estão pendentes de validação por outros especialistas.

Os pesquisadores não encontraram resíduos do Sars-Cov-2 em outras amostras de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Segundo os autores, o fato de Barcelona ser uma cidade turística que atrai pessoas do mundo todo pode ter influenciado no aparecimento do vírus na cidade antes mesmo do surto.

Veja também

Newsletter