Logo Folha de Pernambuco

Câncer

Andy Rourke, baixista do The Smiths que morreu de câncer, financiou pesquisas após perder pai e irmã

Músico era fundador de evento beneficente que realizava shows anualmente para arrecadar fundos para instituição na Inglaterra

O baixista Andy Rourke, da banda The Smiths, em registro de 2014O baixista Andy Rourke, da banda The Smiths, em registro de 2014 - Foto: Mike Coppola/AFP

Baixista do grupo britânico The Smiths que morreu, nesta sexta-feira (19) — aos 59 anos, em decorrência de um câncer de pâncreas —, Andy Rourke era fundador e um dos mantenedores da organização Versus Cancer, criada em 2006 após o músico perder o pai e a irmã pela mesma doença.

Anualmente, a instituição beneficente realizava shows para arrecadar fundos para o hospital inglês The Christie NHS Foundation Trust — um dos maiores centros de tratamento de câncer na Europa — e também para financiar pesquisas científicas voltadas para o desenvolvimento de medicações alternativas e inovadoras contra o câncer.

Nesta sexta-feira (19), o guitarrista Johnny Marr comunicou, por meio das redes sociais, que Andy Rourke vinha enfrentando — "há um longo tempo", como ressaltou — uma batalha contra o câncer. Juntos, os dois fizeram parte da banda britânica de rock The Smiths, um dos grupos mais influentes do gênero no século XX.

"Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas", escreveu Marr em sua conta no Twitter. "Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs", acrescentou o artista.

Sucesso nos anos 1980
Os Smiths se formaram no norte da Inglaterra, na cidade de Manchester, em 1982 e se tornaram uma das bandas mais famosas da época, com álbuns como "The Queen is Dead", lançado em 1986.

Revelação: Quem é Clayton Nascimento, criador de um dos espetáculos mais concorridos e elogiados da temporada teatral no país

Em uma batalha contra o vício em heroína e com dificuldades financeiras, Rourke processou dois de seus ex-colegas de banda. Ao lado do baterista Mike Joyce, Marr e o vocalista e compositor Morrissey foram cobrados por uma parcela maior dos direitos autorais, após a separação do grupo em 1987.

 

Tempos depois, eles chegaram a um acordo, e a amizade de Rourke com Marr sobreviveu ao processo. Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019, ele apareceu num programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.

Veja também

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria
conflito

Turquia ameaça lançar operação militar contra combatentes curdos na Síria

Cavalos de secretário adjunto morto por guarda em Osasco são levados a velório
VELÓRIO

Cavalos de secretário adjunto morto por guarda em Osasco são levados a velório

Newsletter