Logo Folha de Pernambuco

NATUREZA

Animal ameaçado de extinção, 'Gato do Mato' é devolvido à Reserva Biológica de Araras, no Rio

A felina foi resgatada em condição de vulnerabilidade dentro de uma casa e tratada até poder voltar à natureza

Gato do Mato que foi devolvido à natureza em ação do Inea Gato do Mato que foi devolvido à natureza em ação do Inea  - Foto: Divulgação / Inea

Neste sábado, um "Gato do Mato", espécie da família do leopardo e ameaçado de extinção foi devolvido à natureza. Após ser resgatado no início do ano, em uma residência, o bicho foi solto na Reserva Biológica Estadual de Araras, em Petrópolis (RJ), em uma ação do Inea.

Quando foi resgatada, a felina, uma fêmea, tinha poucos meses de vida, estava abaixo do peso e fragilizada. Ela teve uma infecção tratada no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Eletronuclear. Após a reabilitação, ela foi solta na Trilha do Caneco, dentro da reserva.

Por se tratar de espécie ameaçada de extinção, após o resgate o caso foi comunicado ao ICMBio/Ibama.

— Antes de ser liberada para soltura esta felina passou por todos os exames clínicos necessários. Os resultados confirmaram que ela foi curada de todas as patologias identificadas durante o tratamento. Felizmente hoje ela está completamente saudável e, portanto, apta ao retorno à vida silvestre – destaca o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do INEA, Cleber Ferreira.

O local da soltura foi cuidadosamente escolhido, por se tratar de um ambiente rico e diversificado, que favorece a dinâmica ecológica da espécie. Outro ponto importante é que a área é monitorada com armadilha fotográfica e é completamente preservada, o que garantirá segurança ao animal.

Veja também

Motorista de Porsche atropela ciclista em Pinheiros
SÃO PALO

Motorista de Porsche atropela ciclista em Pinheiros

CEO da OpenAI acredita que Trump manterá os EUA na liderança da IA
TECNOLOGIA

CEO da OpenAI acredita que Trump manterá os EUA na liderança da IA

Newsletter