Anna Wintour defende capa polêmica da Vogue com Kamala Harris
Críticos apontaram para a escolha de uma foto em que Kamala Harris parecia muito "relaxada".
Uma foto de capa da revista Vogue com Kamala Harris usando tênis é um desrespeito à primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos? A polêmica levou a influente editora-chefe da revista, Anna Wintour, a afirmar, nesta terça-feira (12), que nunca quis minimizar sua "incrível vitória".
A controvérsia começou no domingo (10), nas redes sociais, depois que a prestigiosa revista de moda divulgou sua capa da edição impressa de fevereiro.
Inicialmente, alguns se queixaram de que o rosto da futura vice-presidente havia sido "embranquecido". Mais tarde, os críticos apontaram para a escolha de uma foto em que Harris parecia muito "relaxada".
Na imagem, ela está de pé em frente a um fundo de tecidos rosa e verde. O ensaio foi feito pelo fotógrafo afro-americano Tyler Mitchell, responsável pela capa da Vogue de Beyoncé em 2018.
Leia também
• Joe Biden e Kamala Harris designados "Personalidades do Ano" pela revista Time
• 'Temos muito trabalho pela frente, vamos começar', diz Kamala Harris, eleita vice-presidente dos EUA
• Primeira mulher na vice-presidência, Kamala Harris é uma estrela política em ascensão
Foram descartadas outras fotos, entre elas uma mais formal, em que Harris cruza os braços, vestindo um terninho azul claro. "Obviamente ouvimos e entendemos a reação à capa impressa e só quero reiterar que não foi nossa intenção, de forma alguma, minimizar a incrível vitória da vice-presidente eleita", disse Wintour à repórter Kara Swisher, do New York Times.
A Kara Swisher também divulgou, nesta terça, uma entrevista inusitada com Wintour realizada antes da polêmica, na qual ela descreve a capa como "alegre e otimista".
"Não consigo imaginar ninguém vendo nesta capa outra coisa senão isso, a imagem de uma mulher em pleno domínio de seus poderes que, junto com o presidente eleito, dará a este país a liderança de que precisa", afirmou. "Para mim, é uma declaração muito importante e positiva sobre as mulheres e as mulheres no poder.”
Kamala Harris não reagiu oficialmente à controvérsia. Porém, fontes de seu entorno disseram à imprensa dos EUA que a escolha dessa foto para a capa os pegou de surpresa.