''ANP terá papel central em Gaza'', diz chefe da diplomacia dos EUA
Secretário de Estado Anthony Blinken se reúniu neste domingo com presidente da Autoridade Nacional Palestina em visita-surpresa a Ramallah
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fez uma visita surpresa à Cisjordânia neste domingo (5). Ele se reuniu por cerca de uma hora em Ramallah com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Mahmoud Abbas, à medida que cresce a preocupação global com o aumento da violência no território.
Leia também
• Bombardeio a campo de refugiados em Gaza deixa ao menos 45 mortos, diz Hamas
• Israel culpa Hamas por demora na liberação de saída de brasileiros da Faixa de Gaza
• Liberação de brasileiros em Gaza: Brasil vê jogo de empurra entre Israel e Egito
Na conversa, relatou um alto funcionário do Departamento de Estado à agência Reuters, Blinken afirmou que a ANP deve desempenhar um papel central no futuro da Faixa de Gaza. Este foi o foco da conversa, disse a mesma fonte.
O presidente da ANP defendeu um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e mais entrada de caminhões com ajuda humanitária para a população do enclave.
A Casa Branca, no entanto, tem resistido ao cesar-fogo, argumentando que isso permitiria ao Hamas se reorganizar e voltar a atacar Israel. Blinken tem defendido "pausas humanitárias", temporárias e com um único propósito: ajudar a população de Gaza, sem que se precise firmar qualquer acordo para a suspensão do conflito.