VISITA

''ANP terá papel central em Gaza'', diz chefe da diplomacia dos EUA

Secretário de Estado Anthony Blinken se reúniu neste domingo com presidente da Autoridade Nacional Palestina em visita-surpresa a Ramallah

Cidade de GazaCidade de Gaza - Foto: Mahmud Hams/AFP

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fez uma visita surpresa à Cisjordânia neste domingo (5). Ele se reuniu por cerca de uma hora em Ramallah com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Mahmoud Abbas, à medida que cresce a preocupação global com o aumento da violência no território.

Na conversa, relatou um alto funcionário do Departamento de Estado à agência Reuters, Blinken afirmou que a ANP deve desempenhar um papel central no futuro da Faixa de Gaza. Este foi o foco da conversa, disse a mesma fonte.

O presidente da ANP defendeu um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e mais entrada de caminhões com ajuda humanitária para a população do enclave.

A Casa Branca, no entanto, tem resistido ao cesar-fogo, argumentando que isso permitiria ao Hamas se reorganizar e voltar a atacar Israel. Blinken tem defendido "pausas humanitárias", temporárias e com um único propósito: ajudar a população de Gaza, sem que se precise firmar qualquer acordo para a suspensão do conflito.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter